Em se tratando de ética e moral, o filósofo grego Aristótel...
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O tema central da questão refere-se à contribuição do filósofo grego Aristóteles para a compreensão de ética e moral. Aristóteles vê a ética como uma virtude moral adquirida pelo hábito. Para resolver este tipo de questão, é necessário entender os conceitos de ética e moral propostos por Aristóteles e como eles se conectam ao comportamento humano e às práticas habituais.
A alternativa correta, ou seja, a incorreta na questão, é a B: "O homem deve agir em desacordo com a reta razão."
Vamos agora analisar e justificar por que a alternativa B é a incorreta:
Alternativa B: "O homem deve agir em desacordo com a reta razão." Esta alternativa é incorreta porque contradiz diretamente a filosofia aristotélica. Para Aristóteles, a reta razão é essencial para a prática da virtude. Agir de acordo com ela é agir de forma ética e moral, alcançando assim a excelência moral.
A seguir, vejamos por que as outras alternativas estão corretas:
Alternativa A: "O homem deve agir de acordo com a reta razão." Esta alternativa está correta, pois está em linha com o pensamento de Aristóteles, que acredita na importância de agir conforme a razão para alcançar a virtude.
Alternativa C: "A excelência moral é destruída pelo excesso e pela falta, sendo a justa medida o que permite a moderação." Esta afirmação está correta e reflete a famosa doutrina do meio termo de Aristóteles, onde a virtude é encontrada no equilíbrio.
Alternativa D: "Para Aristóteles é praticando ações justas que nos tornamos justos." Correta. Aristóteles enfatiza que a prática das virtudes é que molda o caráter de um indivíduo.
Alternativa E: "O hábito de praticar ações justas nos conduz para uma conduta ética adequada, enquanto que, ao praticarmos ações injustas, promovemos ações contrárias a ética." Esta alternativa está correta e reforça a ideia de que a repetição de ações justas constrói um caráter ético.
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Comentários
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"(...) A reta razão determina a mediana entre os excessos das emoções e ações, para Aristóteles acima das virtudes éticas estão as virtudes da alma racional que são as virtudes dianoéticas; uma que conhece as coisas contingentes e a outra que conhece as coisas necessárias, a razão prática e a razão teorética.(...).
"(...) Para Cícero, existiria uma verdadeira lei: a reta razão conforme a natureza, uma razão abstrata e suprema acima dos homens, uma lei não escrita, extraída da natureza e que se impõe a todos e sempre eterna.(...).
Gabarito: B
Para Aristóteles, a felicidade está ligada à atividade humana, sendo um tipo de atividade em conformidade com a “reta razão” e com a virtude (areté). Isso quer dizer que a vida virtuosa é racional. A felicidade implica a educação da vontade em conformidade com os princípios racionais da moderação;
Com sua bem conhecida teoria da virtude como justa medida, Aristóteles distinguiu vícios e virtudes pelo critério do excesso, da falta e da moderação. É no Livro II da Ética a Nicômaco que Aristóteles apresenta sua conhecida doutrina da virtude como um meio, da “doutrina da mediedade (mesotês), ao deixar evidente que a virtude é uma espécie de mediedade, na medida em que visa um meio, meio este entre o excesso e a falta”.
É pelos atos que praticamos, nas relações com os homens, que nos tornamos justos ou injustos. Por isso, faz-se necessário estar atento para as qualidades de nossos atos; tudo depende deles, desde a nossa juventude existe a necessidade de habituar-nos a praticar atos virtuosos.
Fontes:
- https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/a-etica-em-aristoteles/
- https://www.formacaosolidaria.org.br/2013/06/03/etica-aristotelica/
Falou incorreta eu procurei direto a mais errada e descabida
O filósofo grego Aristóteles, o hábito de praticar ações justas internaliza a justiça em nós, e, assim, nos tornamos éticos a partir do resultado prático de nossas escolhas, pois somos julgados pelo que fazemos e não pelo o que pensamos.
Famosa questão mel na chupeta
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