A palavra avaliar tem origem no latim — a + valere — e signi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q526582 Pedagogia
A palavra avaliar tem origem no latim — a + valere — e significa atribuir valor e mérito. A avaliação vem sendo utilizada pelo sistema escolar desde seu início para classificar e organizar os alunos em séries e classes. Acerca das avaliações educacionais, julgue o item subsecutivo.
Redações, provas e projetos são procedimentos da avaliação somativa.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - Certo

Para compreender o gabarito da questão, é essencial entender o conceito de avaliação somativa. A avaliação somativa é um método de avaliação que ocorre após a instrução e tem como objetivo determinar o nível de aprendizado dos alunos ao final de um período de ensino. É usada principalmente para atribuir notas ou níveis de proficiência, o que é parte integral do sistema educacional tradicional.

Procedimentos como redações, provas e projetos são típicos exemplos de avaliações somativas. Eles são empregados para medir o que os alunos aprenderam e quão bem eles atenderam aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. Essas avaliações são caracterizadas por serem pontuais, ou seja, acontecem em determinados momentos e geralmente culminam na atribuição de uma nota ou avaliação final.

Por exemplo, uma redação pode ser utilizada para avaliar as habilidades de escrita e argumentação do aluno em um dado tópico. Uma prova geralmente abrange um conjunto de conhecimentos ou habilidades específicos que foram ensinados durante um período de tempo. Já os projetos, por vezes, avaliam uma gama mais ampla de habilidades, incluindo pesquisa, planejamento e execução.

Esses métodos contrastam com a avaliação formativa, que é um processo contínuo e ocorre durante o ensino para fornecer feedback tanto aos alunos quanto aos professores, com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem em andamento.

Portanto, a afirmação de que redações, provas e projetos são procedimentos da avaliação somativa está correta, já que todos esses métodos são usados para julgar a aprendizagem dos alunos ao final de um período de ensino, o que é a essência da avaliação somativa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A avaliação somativa (classificatória), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

Atualmente a classificação dos estudantes se processa segundo o rendimento alcançado, tendo por base os objetivos previstos. Para Bloom (1983), a avaliação somativa "objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso". 

É através deste tipo de avaliação que são fornecidos aos estudantes os chamados feedback que informa o nível de aprendizagem alcançado, se este for o objetivo central da avaliação formativa; e presta-se à comparação de resultados obtidos, visando também a atribuição de notas.


http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/index.php?pagina=2


Gabarito: Certo.


Bons Estudos!!!^^

"Redações, provas e projetos são procedimentos da avaliação somativa", ao meu entender não são os modos descritos de avaliação que determinará que tipo de avaliação será - Diagnóstica, Formativa ou somativa-, mas o que definirá será o momento a qual estas avaliações serão aplicadas e sua intencionalidade. Questão fulera!!!

É muito perigosa essa tendência de taxar certas atitudes como pertencentes a uma determina função avaliativa!

Redações, provas e projetos podem sim ser elementos da avaliação somativa, desde que visem a quantificação, a classificação, a atribuição de notas aos alunos, e que sejam aplicadas no final de um ciclo de aprendizagem.

Todavia, redações, provas e projetos também podem ser elementos diagnósticos(se aplicadas previamente, visando o levantamento de dados sobre os alunos) ou formativos(se aplicados ao longo do processo de aprendizagem, visando o acompanhamento, a correção de possíveis falhas, a autoavaliação, etc).

Como disse o amigo acima: Questão fuleira!

As pessoas confundem as coisas algumas vezes. Apesar da avaliação formativa valorizar a avaliação informal pela observação, ela também tem avaliações quantitativas dentro dela.

As funções referem-se a intencionalidade do instrumento, e não necessariamente a esse conceito que prova é somativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo