Qual tipo de criptografia é usado para assinar digitalmente...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1394707 Segurança da Informação
Qual tipo de criptografia é usado para assinar digitalmente um documento eletrônico?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Apenas a criptografia assimétrica.

A assinatura digital é um mecanismo que permite assegurar a autenticidade e a integridade de um documento eletrônico. Para isso, utiliza-se a criptografia assimétrica, que envolve um par de chaves, uma pública e uma privada. A chave privada, que é mantida em segredo pelo proprietário, é usada para criar a assinatura. A chave pública, que pode ser distribuída livremente, é utilizada por qualquer pessoa para verificar se a assinatura é válida.

Essa técnica garante que a assinatura foi criada pelo detentor da chave privada correspondente à chave pública usada na verificação, e que o documento não foi alterado após a assinatura, devido a propriedades das funções de hash que são aplicadas ao documento antes da assinatura ser gerada. Assim, a criptografia assimétrica é essencial para o processo de assinatura digital, diferenciando-se da criptografia simétrica, onde a mesma chave é utilizada para criptografar e descriptografar a informação, e não serviria para confirmar a autenticidade do remetente ou a integridade do documento.

Por isso, a alternativa correta é a B, pois a criptografia assimétrica é a base para a geração de assinaturas digitais, sendo a única que permite tal funcionalidade de forma segura e confiável no contexto de um documento eletrônico.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B

Na assinatura digital é utilizada criptografia assimétrica (chave pública e chave privada).

GABARITO -B

O ciframento de uma mensagem (processo em que um conteúdo é criptografado) é baseado em 2 componentes:

um algoritmo;

e uma chave de segurança.

O algoritmo trabalha junto com a chave, de forma que eles tornam um conteúdo sigiloso com um conjunto único de regras.

A criptografia simétrica faz uso de uma única chave, que é compartilhada entre o emissor e o destinatário de um conteúdo. Essa chave é uma cadeia própria de bits, que vai definir a forma como o algoritmo vai cifrar um conteúdo.

criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública, é baseada em 2 tipos de chaves de segurança — uma privada e a outra pública. Elas são usadas para cifrar mensagens e verificar a identidade de um usuário.

Resumidamente falando, a chave privada é usada para decifrar mensagens, enquanto a pública é utilizada para cifrar um conteúdo. Assim, qualquer pessoa que precisar enviar um conteúdo para alguém precisa apenas da chave pública do seu destinatário, que usa a chave privada para decifrar a mensagem.

Lembrando que não é necessário o uso do HASH para garantir a assinatura digital.

Na assinatura digital, utiliza-se criptografia de chave pública/assimétrica operando em conjunto com uma função de resumo hash (Criptografia e Hash são coisas distintas).

A criptografia assimétrica é necessária pois usa-se uma chave privada para assinar um documento e a chave pública para verificar a assinatura.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo