A Ética Profissional constitui-se nas condutas necessárias à...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (33)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão que envolve Ética Profissional. Este tema é parte central dos estudos de Ética na Administração Pública e diz respeito às normas e valores que orientam a conduta dos profissionais no exercício de suas funções.
Alternativa correta: E - "tem como ponto de partida a inscrição profissional no Conselho Regional ligado ao exercício da profissão."
Essa alternativa está correta porque, na maioria das profissões regulamentadas, a prática ética e o exercício profissional estão vinculados à inscrição e supervisão por parte de Conselhos Regionais. Esses Conselhos estabelecem normas de conduta e zelam pela ética na prática profissional, garantindo que os direitos e deveres dos profissionais sejam respeitados e monitorados.
Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - "pode ser definida como a parte da filosofia que trata dos costumes ou dos deveres do homem para com seus semelhantes e para consigo. Um deles é o sigilo profissional acima de qualquer coisa."
Embora a ética profissional realmente lide com deveres e direitos, defini-la apenas como parte da filosofia que trata de costumes e deveres é muito genérico. Além disso, o sigilo profissional é apenas um dos aspectos, e não deve ser priorizado "acima de qualquer coisa", mas sim equilibrado com outros deveres éticos.
B - "é a conduta de vida, desde o nascimento de alguém até a fase adulta, que definirá seu comportamento no trabalho, independente das adversidades."
Esta alternativa descreve mais o desenvolvimento pessoal e não a ética profissional. A formação ética no trabalho leva em conta normas e diretrizes profissionais, que podem ou não estar alinhadas com a conduta pessoal desde o nascimento.
C - "é pôr em prática os conhecimentos técnicos e pedagógicos no dia a dia."
Embora a aplicação de conhecimentos técnicos seja importante, a ética profissional vai além disso e inclui o cumprimento de normas e padrões morais específicos da profissão.
D - "é o constante praticar para não errar e seguir as rígidas normas estabelecidas pela instituição onde se trabalha."
A ética profissional envolve não apenas seguir normas rígidas, mas também interpretar situações com julgamento moral, tomando decisões que vão além do simples cumprimento de regras.
Compreender a ética profissional é crucial para qualquer carreira, pois garante que as atividades sejam realizadas de forma justa, responsável e respeitosa com os padrões da profissão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
O indivíduo que tem ética profissional cumpre com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação.
No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência e etc.
Eliminei a alternativa E logo de cara e errei a questão. Nada a ver!
O Código de Ética Profissional
Algumas profissões contam com Conselhos de Representação que têm a responsabilidade de criar Códigos de Ética específicos para cada área de atuação. Você já deve ter ouvido falar no Conselho Federal de Medicina (CFM), ou no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), dois exemplos bastante conhecidos.
Esses Códigos de Ética criados pelos Conselhos existem para padronizar procedimentos operacionais e condutas de comportamento, garantindo a segurança dos profissionais e dos usuários de cada serviço. Eles estabelecem princípios ético-morais de determinada profissão, e preveem penas disciplinares aos trabalhadores que não obedecerem aos procedimentos e normas de sua área, protegendo a sociedade de injustiças e desrespeito em qualquer esfera. Por isso, cabe ainda aos Conselhos a função de fiscalizar o cumprimento dos Códigos de Ética.
Fique atento às normas estabelecidas em sua profissão. Independentemente de ter ou não um Código específico, todas as profissões exigem o cumprimento de valores morais e princípios éticos considerados universais como a honestidade, a competência e a responsabilidade.
Está cada vez mais aumentando o grau de subjetividade que são feitas essas questões. O ponto de partida é relativo, e pela margem gigantesca de subjetividade do elaborador, julguei a letra E com o mesmo peso da A. Logo é difícil definir qual alternativa incorre menos em erro do que as outras...
Quadrix é uma banquinha sacana ...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo