Com relação aos atos administrativos, julgue o próximo item....

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q649267 Direito Administrativo

Com relação aos atos administrativos, julgue o próximo item.


A declaração da comissão parlamentar de inquérito, por ser praticada por um único órgão, mas que depende da verificação ou da aprovação de um segundo órgão como condição de exequibilidade, manifesta-se como ato complexo.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Complementando...


Enquanto no ato complexo temos um único ato, integrado por manifestações homogêneas de vontades de órgãos diversos, no ato composto existem dois atos, um principal e outro acessório ou instrumental.

comPLEXO = SEXO, 2 órgãos e 1 ato;

 

Composto = 2 atos, 1 primário + outro secundário RATIFICANDO, CONFIRMANDO.

GAB ERRADO

Gab. ERRADO

 

Segundo Maria Sylvia Zanela Di Pietro (2014, p. 234):

 

Atos simples são os que decorrem da declaração de vontade de um único órgão, seja ele singular ou colegiado.

Exemplo : a nomeação pelo
Presidente da República; a deliberação de um Conselho.


Atos complexos são os que resultam da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas; resultam de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato; há identidade de conteúdo e de fins.

Exemplo : o decreto que é assinado pelo Chefe do Executivo e referendado pelo Ministro de Estado; o importante é que há duas ou mais vontades para a formação de um ato único.


Ato composto é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, em que a vontade de um é instrumental em relação a de outro, que edita o ato principal. Enquanto no ato complexo fundem-se vontades para praticar um ato só, no ato composto, praticam-se dois atos, um principal e outro acessório; este último pode ser pressuposto ou complementar daquele.

Exemplo : a nomeação do Procurador Geral da República depende da prévia aprovação pelo Senado (art. 128, § 1 º, da Constituição) ; a nomeação é o ato principal, sendo a aprovação prévia o ato acessório, pressuposto do principal.

Exemplo2: A dispensa de licitação, em determinadas hipóteses, depende de homologação pela autoridade superior para produzir efeitos; a homologação é ato acessório, complementar do principal.

 

Bons estudos!

 

 

Isso aí é ato composto. Item E.

A declaração da comissão parlamentar de inquérito, por ser praticada por um único órgão, mas que depende da verificação ou da aprovação de um segundo órgão como condição de exequibilidade, manifesta-se como ato complexo.

Errado

 

A declaração da comissão parlamentar de inquérito, por ser praticada por um único órgão, mas que depende da verificação ou da aprovação de um segundo órgão como condição de exequibilidade, manifesta-se como ato Composto.

Certo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo