A contratação por tempo determinado
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa D: "é admitida para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público".
Interpretação do Enunciado: A questão aborda a possibilidade de contratação de servidores por tempo determinado no âmbito da Administração Pública. O tema é regulado pela Constituição Federal, especificamente no artigo 37, inciso IX, que permite a contratação temporária para atender a necessidade de excepcional interesse público.
Explicação do Tema Central: A Administração Pública, de acordo com a Constituição, deve primar pela eficiência e, em algumas situações, necessita de contratações temporárias para suprir demandas urgentes e excepcionais. Isso evita a paralisação de serviços essenciais e atende o interesse público imediato.
Justificativa da Alternativa Correta (D): Essa alternativa está correta porque é exatamente o que prevê o artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal. A norma permite a contratação por tempo determinado para situações em que há uma necessidade temporária e de excepcional interesse público. Exemplos práticos incluem contratações em situações de calamidade pública ou para cobrir servidores em licença.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: "é admitida durante todo o período eleitoral." Está incorreta. A contratação por tempo determinado não está relacionada a períodos eleitorais, mas sim a necessidades excepcionais.
Alternativa B: "é admitida em todas as circunstâncias em que haja interesse público." Está incorreta. Não é qualquer interesse público que justifica a contratação temporária, mas sim um interesse público excepcional.
Alternativa C: "depende da discricionariedade e vontade do administrador público." Está incorreta. A contratação deve seguir critérios objetivos de excepcionalidade e necessidade, não dependendo apenas da discricionariedade do administrador.
Alternativa E: "não é admitida pela Constituição Federal." Está incorreta. A Constituição permite a contratação por tempo determinado em casos de necessidade excepcional, como já mencionado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
nunca que uma questão dessas cai no TJ SP
Art. 37. IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;
GABARITO -> [D]
Vide os agentes de saúde para o controle da vacinação contra febre amarela :P
Art. 37
IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo