Assinale a alínea correta, no que pertine às práticas comerc...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (24)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre práticas comerciais regulamentadas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que é a Lei nº 8.078/90. Essa lei trata dos direitos básicos do consumidor, práticas comerciais, proteção contratual, entre outros aspectos.
Tema central: A questão aborda práticas comerciais e publicidade, elementos fundamentais no Código de Defesa do Consumidor.
Legislação aplicável: O artigo 31 do CDC exige que os produtos contenham informações adequadas e claras sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, além dos riscos que apresentam à saúde e segurança do consumidor.
Alternativa correta (B): Esta opção está correta porque descreve a obrigatoriedade de que produtos, especialmente os refrigerados, contenham informações claras e indeléveis sobre suas características e riscos. A indelébilidade é importante para garantir que as informações não se apaguem ou desgastem, mantendo o consumidor informado.
Exemplo prático: Um iogurte vendido em supermercado deve ter descrito em sua embalagem, de forma clara e indelével, sua composição, data de validade, origem, entre outras informações essenciais para que o consumidor possa tomar uma decisão informada e segura.
Análise das alternativas incorretas:
A: A publicidade enganosa é aquela que induz o consumidor a erro quanto às características, qualidades ou preço do produto ou serviço, conforme o artigo 37 do CDC, não necessariamente envolvendo saúde ou segurança.
C: O fornecedor deve assegurar a oferta de componentes e peças de reposição por tempo razoável após a cessação da fabricação ou importação do produto, não apenas enquanto a fabricação ou importação estiver ativa, conforme o artigo 32 do CDC.
D: A publicidade por telefone onerosa ao consumidor é uma prática que pode ser considerada abusiva, especialmente se não houver consentimento prévio ou informação clara, indo contra os princípios do CDC.
E: A abusividade publicitária por omissão se refere à ausência de informações essenciais sobre o produto ou serviço que possam induzir o consumidor a erro, conforme o artigo 37 do CDC. No entanto, a alternativa não esclarece adequadamente esse ponto, o que a torna confusa e incorreta.
Estratégia para evitar pegadinhas: Preste atenção nas palavras-chave e conceitos específicos que são mencionados no Código de Defesa do Consumidor. Entenda bem os artigos e como eles se aplicam a casos práticos para evitar interpretações errôneas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correta letra B
Art. 31 do CDC - A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em lingua portuguesa, sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam sobre a saúde e segurança dos consumidores.
Parágrafo único - As informações de que tratam este artigo, nos produtos refrigerados oferecidos ao consumidor, serão gravadas de forma indelével.
Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
Parágrafo único. As informações de que trata este artigo, nos produtos refrigerados oferecidos ao consumidor, serão gravadas de forma indelével. (Incluído pela Lei nº 11.989, de 2009)
O único erro da questão é de português, pois:
''Assinale a alínea correta, no que pertine às práticas comerciais regulamentadas pela Lei n.º 8.078/90.''
Não existe na lingua portuguesa o verbo ''pertinir'', logo ''no que pertine à essa conjugação'' a mesma não existe.
Vide VOLP para maiores esclarecimentos.
Bons estudos a todos.

Porém, também é importante ressaltar que "mesmo" não pode ser utilizado como pronome pessoal.
Resumo da ópera: "quem não pode com o pote, não pega na rudilha".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo