Compete ao TCU aplicar ao servidor público que cometer ilega...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para responder à questão apresentada, é importante entender o papel do Tribunal de Contas da União (TCU) no contexto do serviço público no Brasil. O TCU é um órgão vinculado ao Poder Legislativo, responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta.
O enunciado sugere que o TCU possui competência para aplicar a sanção de afastamento definitivo de um servidor público que cometeu ilegalidade. No entanto, essa afirmação está incorreta.
Explicação:
O TCU tem competência para fiscalizar e julgar as contas de administradores e demais responsáveis por bens e valores públicos, conforme estabelece a Constituição Federal em seu artigo 71. Contudo, o TCU não tem poder para aplicar sanções de afastamento definitivo de servidores. Essa competência é restrita ao Poder Judiciário ou a autoridade administrativa competente, após o devido processo legal.
No caso de irregularidades, o TCU pode aplicar sanções como a multa ou determinar a anulação de atos irregulares, mas o afastamento definitivo do cargo exige um processo administrativo disciplinar, conduzido pela própria administração pública, ou decisão judicial.
Conclusão: A alternativa correta é Errado (E), pois o TCU não tem competência para afastar definitivamente um servidor do cargo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E até porque é seria o sistema inquisitivo se fosse um Inquérito Policial / Investigação Criminal, contraditório e ampla defesa postergado.
Lei Nº 8.443, DE 16 DE JULHO DE 1992.
Art. 44. No início ou no curso de qualquer apuração, o Tribunal, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, determinará, cautelarmente, o afastamento temporário do responsável, se existirem indícios suficientes de que, prosseguindo no exercício de suas funções, possa retardar ou dificultar a realização de auditoria ou inspeção, causar novos danos ao Erário ou inviabilizar o seu ressarcimento.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8443.htm
Lei 8.112 - Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
CF - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, semdistinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeirosresidentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, àsegurança e à propriedade, nos termos seguintes:
LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aosacusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios erecursos a ela inerentes;
GABARITO: ERRADO!!!!!!!!!!!!!!!
Errado
TCU não impõe sanções administrativas sobre atos ilegais ou irregulares cometidos por órgãos ou entidades que não dentro do próprio Tribunal. A sanções impostas são aos órgãos e à entidades.
acho que o erro é por causa do definitivo
olha o art 60 da LOTCU
sempre que este, por maioria absoluta de seus membros, considerar grave a infração cometida, o responsável ficará inabilitado, por um período que variará de CINCO A OITO ANOS, para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança no âmbito da Administração Pública
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo