Assinale a opção correta quanto às disposições gerais relati...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa E
A questão aborda as regras constitucionais sobre a administração pública e os servidores públicos, temas que são vitais para a compreensão do funcionamento da estrutura do Estado e sujeitos a muitas dúvidas dos candidatos a cargos públicos. Para resolver essa questão, é necessário conhecer a Constituição Federal, especialmente as regras do artigo 37 e seguintes, que tratam da administração pública, e o artigo 38, que dispõe sobre a compatibilidade de cargos eletivos com cargos, empregos ou funções públicas.
A Alternativa E está correta porque de acordo com o artigo 38, inciso III, da Constituição Federal, é assegurado ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no caso de investidura no mandato de vereador, a possibilidade de perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, desde que haja compatibilidade de horários. Essa disposição constitucional permite que o servidor exerça ambas as funções, pública e eletiva, contanto que uma não prejudique o desempenho da outra em termos de horários.
Essa permissão busca garantir uma participação mais efetiva dos servidores públicos na política local, valorizando seu conhecimento técnico e a experiência administrativa, sem forçá-los a optar entre as duas carreiras. Note-se que se os horários não forem compatíveis, o servidor terá que optar pela remuneração de um dos cargos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gente, acho que a opção "D" é no mínimo duvidosa, pois ela diz: "A proibição de acumulação remunerada de cargos públicos não se estende a empregos e funções, razão pela qual não abrange autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista."
Porém, é totalmente possível a acumulação de funções publicas, já que em inúmeros casos, vemos aí pelo brasil vice prefeitos e primeiras damas, com mais de uma função.
Moro em JI-PARANÁ (RONDONIA), e aqui no estado o vice govern. também é chefe do detran. (duas funções), ou seja, a proíbição de acumular não se estende às "funções" como destaca a referida alternativa.
alguém poderia por favor me dar uma ajuda nesta questão?
Boas provas pra todos.
A- Poderá ser brasileiro ou estrangeiro.
B- Não serão cumulados ou computados.
C- Não afronta, pois é uma exceção.
D- A proibição de acumular se estende a Administração indireta.
E- CORRETA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo