Assinale a alternativa correta segundo as disposições do E...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Diz o ECA:
“Art. 31. A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção."
Feitas tais digressões, nos cabe comentar as alternativas da questão.
LETRA A- INCORRETA. Não se confundem família natural e família extensa. A questão trata família extensa como família natural e são realidades distintas. Diz o ECA:
“Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.
Parágrafo único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)"
LETRA B- INCORRETA. A transferência pode se dar, desde que com autorização judicial.
Diz o ECA:
“Art. 30. A colocação em família substituta não admitirá transferência da criança ou adolescente a terceiros ou a entidades governamentais ou não-governamentais, sem autorização judicial."
LETRA C- CORRETA. Reproduz o art. 31 do ECA.
LETRA D- INCORRETA. O detentor da guarda pode ser opor aos pais
Diz o ECA:
“Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. (Vide Lei nº 12.010, de 2009)"
LETRA E- INCORRETA. A guarda também confere direitos previdenciários.
Diz o ECA:
“ Art. 33 (...)
§ 3º A guarda confere à criança ou adolescente a condição de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, inclusive previdenciários."
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) - Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.
Parágrafo único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
A banca misturou os dois conceitos de família.
B) - Art. 30. A colocação em família substituta não admitirá transferência da criança ou adolescente a terceiros ou a entidades governamentais ou não-governamentais, sem autorização judicial.
C) Correta. Art. 31. A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.
D) Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.
E) Art 33 § 3º A guarda confere à criança ou adolescente a condição de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, inclusive previdenciários.
A questão exige conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:
a) Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles, seus descendentes e os parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
Errado. A banca trouxe o conceito de família natural e família extensa, como se fosse a mesma espécie. A família natural é formada pelo pais ou qualquer deles e seus descendentes. A família extensa ou ampliada é formada por formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade. Aplicação do art. 25 e parágrafo único, ECA: Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. Parágrafo único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
b) A colocação em família substituta não admitirá, em qualquer caso, a transferência da criança ou adolescente a terceiros ou a entidades governamentais ou não-governamentais.
Errado. É preciso autorização judicial, nos termos do art. 30, ECA: Art. 30. A colocação em família substituta não admitirá transferência da criança ou adolescente a terceiros ou a entidades governamentais ou não-governamentais, sem autorização judicial.
c) A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.
Correto e, portanto, gabarito da questão. Aplicação do art. 31, ECA: Art. 31. A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.
d) A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, exceto aos pais.
Errado. O direito de se opor se aplica, inclusive, aos pais. Aplicação do art. 33, ECA: Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.
e) A guarda confere à criança ou adolescente a condição de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, salvo os previdenciários.
Errado. Os direitos previdenciários também estão previstos, conforme art. 33, §3º, ECA: § 3º A guarda confere à criança ou adolescente a condição de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, inclusive previdenciários.
Gabarito: C
LEI Nº 8.069/1990
a) parentes próximos com quem convive e mantém vínculos são a família extensa (Art. 25,§único);
b) não admitirá sem autorização judicial, ou seja, com autorização é admitida (Art. 30);
d) opor-se a terceiros, inclusive aos pais (Art. 33, caput);
e) para todos os fins e efeitos de direito, inclusive os previdenciários (Art. 33,§3º);
Gabarito: C
Assertiva C
A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo