No contexto da liderança nas organizações, é comum a análise...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1985466 Administração Geral
No contexto da liderança nas organizações, é comum a análise da Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca, entre os possíveis comportamentos do líder, o comportamento
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão faz-se necessário conhecimento na teoria caminho-meta ou caminho-objetivo.

 Vamos a uma breve explicação.

 Segundo Robert House (apud, Robbins, 2005) desenvolveu essa teoria com base nos estudos da universidade de Ohio e nas ideias da teoria da expectativa. A principal ideia dessa teoria é de que o líder será aceito pelos liderados como líder, quando estes o virem como fonte de satisfação, e imediata ou futura.

Dessa forma, o líder deve auxiliar o liderados a alcançarem objetivos, orientando-os e apoiando-os para garantir que esses objetivos sejam compatíveis com os organizacionais.
House detalhou quatro comportamentos de liderança:

 ·         Líder diretivo: esse líder deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas devem ser realizadas.

 ·         Líder apoiador: o líder apoiado é receptivo às necessidades dos liderados.

 ·         Líder participativo: antes de tomar decisões, consulta os liderados. Semelhante ao democrático-consultivo da liderança clássica.

·         Líder orientado para conquista ou líder voltado para a realização: estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.

 Ante o exposto, a alternativa correta é a letra “B", uma vez que essa alternativa apresenta dentre os possíveis comportamentos do líder (teoria caminho-meta ou caminho-objetivo), o comportamento do líder diretivo, totalmente alinhada a descrição do autor House: Líder diretivo - esse líder deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas devem ser realizadas.

 Gabarito do Professor: letra “B"

 Fonte: Andréia Ribas e Cassiano Ramalho Salim. Gestão de pessoas para concurso / Andréia Ribas e Cassiano Ramalho Salim 4ª Edição - Alumnus, 2013.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB B

Teorias de Liderança: teoria caminho - objetivo de House

Na sua versão inicial, a função motivacional do líder consiste em aumentar as recompensas pessoais aos subordinados que atingirem metas de trabalho, bem como tornar o caminho para o alcance destas metas mais fácil, reduzindo os obstáculos e armadilhas e proporcionando mais oportunidades para o aumento da satisfação pessoal dos subordinados.

https://cienciaenegocios.com/teorias-de-lideranca-1-teoria-caminho/

A teoria da meta e do caminho

Também conhecida como teoria caminho-meta, foi desenvolvida por Robert House e Martins Evans (1971): o líder influencia as percepções dos subordinados, tanto nas metas de trabalho como nas metas pessoais, e é ele que ajuda a encontrar os caminhos para realizá-las.

Há quatro estilos de comportamentos que podem ser adotados pelos líderes a fim de manipularem as três variáveis motivacionais (Valências, Instrumentalidades e Expectativas):

1) Liderança diretiva

2) Liderança encorajadora

3) Liderança participativa

4) Liderança orientada para a realização.

  • Estilo Diretivo: Envolve estabelecer diretrizes sobre padrões e comunicar expectativa;
  • Estilo de Apoio: Dá ênfase a demonstrar a preocupação com o bem-estar dos membros do grupo e desenvolver relacionamentos mutuamente satisfatórios;
  • Estilo Participativo: Envolve a consulta aos membros do grupo para solicitar suas sugestões e então usá-las para tomar decisões;
  • Estilo Orientado pela Realização: O líder estabelece metas desafiadoras, promove a melhoria do trabalho, cria expectativas altas e espera que os integrantes do grupo assumam responsabilidades.

Gabarito: B

A questão trouxe nos itens a teoria caminho-meta de House (teorias situacionais/contigenciais) e a teoria dos 4 sistemas de Likert (teorias comportamentais).

Caminho-meta:

  • Apoiador/Incentivador/Compreensivo
  • Diretivo (gabarito)
  • Participativo
  • Realizador

4 sistemas de Likert:

  • Autoritário-coercitivo
  • Autoritário-benevolente
  • Consultivo
  • Participativo (recomendado pelo autor)

Teoria do Caminho-Meta de House

  • Também conhecida como Teoria do Caminho-Objetivo ou Teoria dos Passos Gradativos, essa teoria se baseia na ideia de que o líder deve ajudar os seus liderados/subordinados a alcançarem as suas metas.
  • Nesse sentido, o trabalho do líder é oferecer o apoio, a orientação, e os demais recursos necessários para garantir que as metas individuais (de cada liderado/subordinado) sejam compatíveis com os objetivos organizacionais.
  • Em outras palavras, para a Teoria do Caminho-Meta, o líder é um “facilitador” que, através da motivação dos subordinados e da redução de eventuais barreiras, “clareia” e indica o caminho mais adequado para que os subordinados atinjam as suas próprias metas pessoais, bem como os objetivos da organização
  • House destaca 04 tipos de liderança (MNEMÔNICO: APODI PARE)
  1. Líder APOiador/incentivador/compreensivo: O líder se preocupa com as necessidades e com o bem-estar de seus subordinados.
  2. Líder DIretivo: O líder se preocupa em explicar detalhadamente “o que” e “como” deve ser feito.
  3. Líder PArticipativo: O líder encoraja e incentiva os subordinados a participarem da tomada de decisões.
  4. Líder orientado para REsultados/realizações/objetivos/Líder realizador: O líder se preocupa em atingir os melhores resultados possíveis.

Fonte: Colega do QC

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo