Analise as afirmativas abaixo sobre a história da prisão e ...
1. No Oriente Antigo, a punição fundava-se em caráter religioso castigando-se o infrator para aplacar a ira dos deuses e se desconhecia a privação da liberdade como sanção penal. 2. Na Idade Média, a prisão mantinha o caráter de lugar de custódia e as penas eram bárbaras, como torturas, amputação de órgãos e mutilações. 3. Nas colônias das nações europeias na América e na África, no século XV, a privação da liberdade dos réus, com encarceramentos, tornou- -se a principal pena imposta. 4. O Direito Canônico perpetuou o caráter sacro da punição, importante antecedente da prisão moderna, pois o objetivo principal era a regeneração do criminoso, levando-o ao arrependimento. 5. Nos séculos XVI e XVII o uso da pena de morte era generalizado na Europa, sendo a forca a forma mais frequente de execução.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vamos analisar cada afirmativa:
1. No Oriente Antigo, a punição fundava-se em caráter religioso castigando-se o infrator para aplacar a ira dos deuses e se desconhecia a privação da liberdade como sanção penal.
- Correta. No Oriente Antigo, as punições estavam fortemente ligadas à religião e ao desejo de apaziguar os deuses. A prisão como forma de sanção penal era desconhecida, sendo as punições mais comuns de caráter físico ou capital.
2. Na Idade Média, a prisão mantinha o caráter de lugar de custódia e as penas eram bárbaras, como torturas, amputação de órgãos e mutilações.
- Correta. Durante a Idade Média, as prisões eram principalmente locais de custódia à espera de julgamento ou execução, e as penas aplicadas incluíam práticas bárbaras como tortura e mutilações.
3. Nas colônias das nações europeias na América e na África, no século XV, a privação da liberdade dos réus, com encarceramentos, tornou-se a principal pena imposta.
- Incorreta. No século XV, nas colônias, a privação da liberdade em forma de encarceramento não era a principal pena. As punições eram frequentemente físicas ou envolviam trabalhos forçados. O encarceramento como principal pena só se popularizou mais tarde, principalmente a partir do século XVIII.
4. O Direito Canônico perpetuou o caráter sacro da punição, importante antecedente da prisão moderna, pois o objetivo principal era a regeneração do criminoso, levando-o ao arrependimento.
- Correta. O Direito Canônico enfatizava a penitência e a regeneração do criminoso, buscando seu arrependimento, o que é considerado um antecedente das ideias modernas de ressocialização na pena de prisão.
5. Nos séculos XVI e XVII o uso da pena de morte era generalizado na Europa, sendo a forca a forma mais frequente de execução.
- Correta. Nos séculos XVI e XVII, a pena de morte era amplamente utilizada na Europa, e a forca era uma das formas mais comuns de execução.
Conclusão:
As afirmativas corretas são: 1, 2, 4 e 5. Portanto, a alternativa correta é a D.
fonte: Chat GPT
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo