Assinale a alternativa correta segundo a Lei Orgânica do M...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C
Art. 83. Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva a suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovação por perícia médica oficial.
A) O Regime Jurídico dos servidores públicos municipais será único e estabelecido em estatuto, através de lei ordinária, observados os princípios e normas da Constituição Federal. Não lemos nada sobre estatuto, tampouco que esse regime será estabelecido em lei ordinária.
B) É vedada a quantos prestem serviços ao Município atividade político-partidária na hora e nos locais de trabalho, salvo se autorizado pelo chefe da repartição. Essa é bem estranha, pois a adm pública não pode servir para esse tipo de atividade, nem que o chefe deixe.
C) O Município assegurará ao servidor, conforme dispuser a Lei, licença por motivo de doença do cônjuge e de parentes até o segundo grau, quando verificado, em inspeção médica, ser indispensável a sua assistência pessoal.
D) Leis de iniciativa do Poder Legislativo Municipal estabelecerão o Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais. Poder executivo
E) A abertura de créditos suplementares não poderá exceder a 10% (dez por cento) da receita orçada. Não há um limite estipulado, normalmente
Sobre a letra A:
Art. 88 O Regime Jurídico dos servidores públicos municipais será único e estabelecido em estatuto, através de lei complementar, observados os princípios e normas da Constituição Federal e desta Lei Orgânica.
A- O Regime Jurídico dos servidores públicos municipais será único e estabelecido em estatuto, através de lei ordinária, observados os princípios e normas da Constituição Federal. Correto seria por lei complementar.
B- É vedada a quantos prestem serviços ao Município atividade político-partidária na hora e nos locais de trabalho, salvo se autorizado pelo chefe da repartição. Não existe essa previsão na lei. Esse ato é vedado ao servidor e pronto.
C- O Município assegurará ao servidor, conforme dispuser a Lei, licença por motivo de doença do cônjuge e de parentes até o segundo grau, quando verificado, em inspeção médica, ser indispensável a sua assistência pessoal.
D- Leis de iniciativa do Poder Legislativo Municipal estabelecerão o Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais. Essa leis são de iniciativa do poder executivo, o legislativo as aprecia e as aprova.
E- A abertura de créditos suplementares não poderá exceder a 10% (dez por cento) da receita orçada.
Não pode ultrapassar 25 %.
Gabarito letra C.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo