Com a frase – O escritor me invade, passo a pensar de dent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2013 - TJ-SP - Contador |
Q395828 Português
                                   O que é ler?

       Começo distraidamente a ler um livro. Contribuo com alguns pensamentos, julgo entender o que está escrito porque conheço a língua e as coisas indicadas pelas palavras, assim como sei identificar as experiências ali relatadas. Escritor e leitor possuem o mesmo repertório disponível de palavras, coisas, fatos, experiências, depositados pela cultura instituída e sedimentados no mundo de ambos.
       De repente, porém, algumas palavras me “pegam”. Insensivelmente, o escritor as desviou de seu sentido comum e costumeiro e elas me arrastam, como num turbilhão, para um sentido novo, que alcanço apenas graças a elas. O escritor me invade, passo a pensar de dentro dele e não apenas com ele, ele se pensa em mim ao falar em mim com palavras cujo sentido ele fez mudar. O livro que eu parecia soberanamente dominar apossa-se de mim, interpela-me, arrasta-me para o que eu não sabia, para o novo. O escritor não convida quem o lê a reencontrar o que já sabia, mas toca nas significações existentes para torná-las destoantes, estranhas, e para conquistar, por virtude dessa estranheza, uma nova harmonia que se aposse do leitor.
       Ler, escreve Merleau-Ponty, é fazer a experiência da “retomada do pensamento de outrem através de sua palavra”, é uma reflexão em outrem, que enriquece nossos próprios pensamentos. Por isso, prossegue Merleau-Ponty, “começo a compreender uma filosofia deslizando para dentro dela, na maneira de existir de seu pensamento”, isto é, em seu discurso.


                                   (Marilena Chauí, Prefácio. Em: Jairo Marçal, Antologia de Textos Filosóficos. Adaptado)


Com a frase – O escritor me invade, passo a pensar de dentro dele e não apenas com ele... – (2.º parágrafo), a autora revela que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C

_______

Significado de Suplantar


v.t.d. Sobrepor os pés com força; pisar.
Transpor obstáculos; superar, exceder.
Cair aos pés de; vencer, abater ou prostrar: o lutador suplantou o adversário.
Ocasionar a saída de; obter um emprego, uma vaga e/ou uma posição com a saída da pessoa que anteriormente os ocupava: suplantou o colega no concurso do vestibular.
Coagir demonstrando certa superioridade; dominar através de uma vitória; humilhar, derrotar, vencer.

Acredito que esta interpretação, se não está incorreta, ao menos não é precisa. O gabarito diz: "sua reflexão está integrada ao pensamento do escritor." Ora, desta maneira, no momento em que ocorre o processo descrito no referido parágrafo, deveria haver um encontro dialógico, de igual para igual, no qual o pensamento do leitor se encontra com o do autor. Entretanto, o texto nos indica algo diferente: "O escritor me invade, PASSO A PENSAR DE DENTRO DELE, E NÃO APENAS COM ELE, ELE SE PENSA EM MIM ao FALAR EM MIM com palavras cujo sentido ele fez mudar. O livro que eu parecia soberanamente dominar APOSSA-SE, INTERPELA-ME, ARRASTA-ME para o que eu não sabia, para o novo." As expressões destacadas revelam que, no decurso do processo intelectual descrito pela autora, há um enfraquecimento do leitor, um arrebatamento, uma anulação, uma submissão total à perspectiva do autor. Isto fica claro, sobretudo no momento em que a autora diz pensar "NÃO APENAS COM ELE" (integração), mas "DE DENTRO DELE" (entrega absoluta, anulação do próprio pensar). Se no final do processo dialético descrito ocorre a tal integração das reflexões, tal integração não ocorre no momento dialético descrito no referido parágrafo.

Quero ser John Malcovich. kkk

Assertiva C

sua reflexão está integrada ao pensamento do escritor.

Errei, porém, analisando, acredito que a explicação esteja no último parágrafo.

" Ler, escreve Merleau-Ponty, é fazer a experiência da “retomada do pensamento de outrem através de sua palavra”, é uma reflexão em outrem, que enriquece nossos próprios pensamentos. Por isso, prossegue Merleau-Ponty, “começo a compreender uma filosofia deslizando para dentro dela, na maneira de existir de seu pensamento”, isto é, em seu discurso."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo