No contexto forense, o processo avaliativo é explícito e fa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2012 - TJ-SP - Assistente Social |
Q295221 Serviço Social
No contexto forense, o processo avaliativo é explícito e faz parte do cotidiano do trabalho do profissional que____________ a decisão judicial. Essa avaliação perpassa tanto a comunicação face a face quanto a comunicação escrita. Será por meio desta última que o usuário se dará a conhecer na instituição, no que concerne aos aspectos sociais, psicológicos ou educacionais de sua singularidade e de sua particularidade.

Nesse sentido, há uma ação interventiva que o assistente social estabelece com os usuários que______________a elaboração de um laudo. Entretanto, a partir do momento em que a leitura profissional de um caso atendido ganha a forma escrita, não há mais a ação interventiva, no sentido estrito do termo. Mas, dada a particularidade de uma instituição forense, essas relações continuam a ser processadas por meio dos_________. Portanto, como destaca Magalhães (2003), embora de forma indireta, os profissionais que avaliam casos continuam a intervir.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No âmbito do judiciário o assistente social vai realizar estudo socual para conhecer determinada realidade social utilizando-se dos mais variados instrumentos, podendo realizar visita domiciliar, visita institucional, consulta bibliográfica, entrevistas, etc, para elaborar determinado documento (laudo, parecer social, perícia social). Este documento irá instruir determinado processo, sentença ou instrução. Isto é, a avaliação do profissional irá subsidiar a decisão do magistrado, interferindo na sua tomada de decisão. Sendo assim, para elaborar o laudo, por exemplo, o assistente social utilizará as informações que obteve a partir de visitas domiciliares, entrevistas, bibliografias e documentos, dentre outros. O laudo irá conter as informações mais relevantes e no no final conter o parecer daquele profissional, o que se constitui na manifestação profissional e técnica conclusiva daquela situação estudada. Este documento irá compor e instruir os autos processuais. Nesse sentido, as informações sintetizadas naquele documento irão interferir no curso da vida das pessoas envolvidas naquela situação estudada. Sendo assim, apesar de não haver mais contato entre o profissional e os indivíduos estudados, essa relação permanecerá nos autos processuais de forma indireta devido ao documento elaborado. Analisando cada alternativa:

a) essas palavras não complementam o texto anterior, pois os documentos elaborados pelo assistente social não pondera a decisão judicial mas sim subsidia.
b) essas palavras não complementam o texto anterior, pois a intervenção do assistente social não questiona a decisão do magistrado, mas sim dá elementos para sua decisão.
c) essas palavras não complementam o texto anterior, pois o assistente social mune o magistrado de informações sobre a realidade para este último definir proferir sua resposta. Portanto, o assistente social não define a decisão, ele colabora ao informar o juiz.
d) estas palavras complementam corretamente o texto anterior.
e) estas palavras não complementam o texto anterior, pois o assistente social não julga a decisão judicial.


RESPOSTA: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fui por eliminação.

Gabarito D

Ver Magalhães, Selma Marques - Avaliação e linguagem: relatórios , laudos e pareceres. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo