Segundo Cunha (2000), é pertinente mencionar que o processo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2093654 Psicologia
Segundo Cunha (2000), é pertinente mencionar que o processo de psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais de encaminhamento ou consulta que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, delimitando o escopo da avaliação. Sobre os objetivos do processo do psicodiagnóstico, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos objetivos do processo do psicodiagnóstico é a prevenção, que tem como objetivo identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis e estressantes.
II. A perícia forense pode ser considerada como um dos objetivos do psicodiagnóstico, considerando que esta fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades, ou patologias que podem se associar com infrações da Lei.
III. O diagnóstico diferencial e o prognóstico compõem os objetivos do psicodiagnóstico, em que o primeiro busca investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia; o segundo determina o curso provável do caso.
IV. A classificação simples compõe o objetivo do psicodiagnóstico. Este exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.
Está correto o que se afirma em
Alternativas