Leia os trechos de análise dos dados do documento Política N...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2697542 Pedagogia

Leia os trechos de análise dos dados do documento Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).


Trecho 1

“Os dados do Censo Escolar/2006, na educação especial, registram a evolução de 337.326 matrículas em 1998 para 700.624 em 2006, expressando um crescimento de 107%. No que se refere à inclusão em classes comuns do ensino regular, o crescimento é de 640%, passando de 43.923 alunos incluídos em 1998, para 325.316 alunos incluídos em 2006 (...)”

Trecho 2

“Quanto à distribuição das matrículas nas esferas pública e privada, em 1998, registra-se 157.962 (46,8%) alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas privadas, principalmente em instituições especializadas filantrópicas. Com o desenvolvimento de políticas de educação inclusiva, evidencia-se um crescimento de 146% das matrículas nas escolas públicas, que passaram de 179.364 (53,2%) em 1998, para 441.155 (63%) em 2006 (...)”

Trecho 3

“Com relação à distribuição das matrículas por etapa e nível de ensino, em 2006: 112.988 (16%) são na educação infantil, 466.155 (66,5%) no ensino fundamental, 14.150 (2%) no ensino médio, 58.420 (8,3%) na educação de jovens e adultos, 46.949 (6,7%) na educação profissional (básico) e 1.962 (0,28%) na educação profissional (técnico)”.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: A.

Vamos entender o porquê:

Alternativa A: "Há um aumento de matrículas na Educação Especial, principalmente em classes comuns de escolas públicas com prevalência no Ensino Fundamental."

A alternativa A está correta porque, ao analisar os trechos do documento Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), observamos que realmente houve um crescimento significativo nas matrículas da Educação Especial. Esse crescimento é destacado, especialmente, na inclusão de alunos em classes comuns do ensino regular, e há uma prevalência no Ensino Fundamental, conforme indicado no Trecho 3.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa B: "As instituições filantrópicas detêm o maior número de matrículas de alunos da Educação Especial, principalmente na Educação Profissional básica."

Essa alternativa está incorreta porque, conforme os dados do Trecho 2, houve um crescimento significativo das matrículas em escolas públicas, não filantrópicas. Além disso, a maior parte das matrículas está no Ensino Fundamental, não na Educação Profissional básica.

Alternativa C: "O aumento de matrículas na Educação Infantil acompanha o aumento de matrículas na Educação Especial, sendo que a maior parte dos alunos frequenta a classe especial."

Essa alternativa também é incorreta. No Trecho 3, vemos que, embora tenha havido um aumento de matrículas na Educação Infantil, a maior parte das matrículas ainda está no Ensino Fundamental. Além disso, o crescimento significativo foi nas classes comuns do ensino regular, e não nas classes especiais.

Alternativa D: "Há um aumento de alunos matriculados em classes especiais de escolas públicas da Educação de Jovens e Adultos, decorrente da migração da classe comum."

Incorrecta. O Trecho 3 mostra que, embora existam matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a maior parte das matrículas encontra-se no Ensino Fundamental. Além disso, o aumento significativo ocorreu em classes comuns, e não em classes especiais.

Alternativa E: "A maior parte dos alunos sempre foram e continuam sendo matriculados em classes especiais de escolas públicas, principalmente no Ensino Médio."

Esta alternativa está errada. Os dados mostram que o maior crescimento de matrículas ocorreu no Ensino Fundamental e nas classes comuns do ensino regular, não em classes especiais. Além disso, o Ensino Médio representa uma menor porcentagem das matrículas totais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo