Acerca dos atos discricionários da administração pública, av...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2276554 Direito Administrativo
Acerca dos atos discricionários da administração pública, avalie os exemplos a seguir.

I Movimentação, a pedido, de servidora pública estadual cônjuge de policial estadual, para acompanhar o militar transferido pela corporação para servir em outro município.

II Aplicação da pena de demissão a servidor que seja indiciado em processo administrativo disciplinar por procedimento desidioso.

III Exoneração de servidor ocupante de cargo comissionado no âmbito da administração indireta.

IV Ato declaratório de utilidade pública expedido pelo governador do estado para a expropriação de bem imóvel particular.

V Publicação de edital de licitação na modalidade pregão para a aquisição de equipamentos de raios-X no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde.

Assinale a opção que apresenta a quantidade correta de exemplos de atos discricionários.  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata de atos administrativos. Os atos administrativos são classificados em atos vinculados e discricionários.

São atos vinculados aqueles cujos elementos estão todos previstos em lei, de modo que o agente público competente não tem margem de liberdade na prática do ato.

Já os atos administrativos discricionários são aqueles em que a lei deixa ao gestor público uma margem de liberdade para decidir sobre o mérito do ato administrativo, sua conveniência e oportunidade.

I Movimentação, a pedido, de servidora pública estadual cônjuge de policial estadual, para acompanhar o militar transferido pela corporação para servir em outro município.

Incorreta. Trata-se de movimentação de servidora pública estadual para acompanhamento de cônjuge. A questão é para concurso no Estado do Pará (Lei Estadual nº 5810/1994), logo, a movimentação da servidora é regida pelo Estatuto dos servidores públicos do Pará que, sobre o tema, dispõem o seguinte:
Art. 43. Transferência é a movimentação do servidor ocupante de cargo de provimento efetivo, para outro cargo de igual denominação e provimento, de outro órgão, mas no mesmo Poder.

Art. 44. Caberá a transferência:
I - a pedido do servidor;
II - por permuta, a requerimento de ambos os servidores interessados.

Art. 45. A transferência será processada atendendo a conveniência do servidor desde que no órgão pretendido exista cargo vago, de igual denominação.
Note-se, que solicitada a movimentação ou transferência essa será concedida, atendendo à conveniência do servidor, desde que exista no órgão pretendido cargo vago de igual denominação. Assim, atendidas as exigências legais o ato é vinculado.

II Aplicação da pena de demissão a servidor que seja indiciado em processo administrativo disciplinar por procedimento desidioso.

Correta. De acordo com o artigo 190, XIX, do Estatuto dos Servidores Públicos do Pará, é aplicável a pena de demissão em caso de procedimento desidioso.

O fato de o servidor ter sido indiciado em processo administrativo, todavia, não obriga a autoridade julgadora a condená-lo à pena de demissão.  Com efeito, o indiciamento é feito pela comissão processante que encaminha os autos à autoridade julgadora que, então, poderá seguir a recomendação da comissão e condenar o servidor à pena de demissão, mas que também poderá absolver o servidor ou apontar nulidades no processo.

Como a autoridade julgadora pode entender de forma diversa e não condenar o servidor indiciado pela comissão processante, esse ato de julgamento que envolve a decisão de aplicação ou não da pena de demissão é ato discricionário.

III Exoneração de servidor ocupante de cargo comissionado no âmbito da administração indireta.

Correta. Os cargos em comissão são cargos de livre nomeação e exoneração, logo, o tanto o ato de nomeação quanto de exoneração são atos discricionários da autoridade nomeante.

IV Ato declaratório de utilidade pública expedido pelo governador do estado para a expropriação de bem imóvel particular.

Correta. A decisão acerca de desapropriação de bem privado é discricionária, podendo o Governador do Estado, decidir sobre a conveniência e oportunidade de desapropriar determinado bem. Assim o decreto de utilidade pública que declara a utilidade pública de um bem para fins de desapropriação é ato discricionário.

V Publicação de edital de licitação na modalidade pregão para a aquisição de equipamentos de raios-X no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde.

Incorreta. É discricionária a decisão de adquirir equipamentos de Raio-X, uma vez iniciado o processo de licitação para a aquisição. Todavia, a publicação do edital da licitação é ato vinculado, previsto em lei como obrigatório para continuidade do processo licitatório.

As afirmativas contêm 3 exemplos de atos discricionários, de modo que a resposta da questão é a alternativa C.

Gabarito do professor: C. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Julguei como sendo discricionários apenas os itens III e IV, os demais vinculados.

Não saberia onde buscar todos os fundamentos para cada alternativa, mas compartilho minhas considerações:

I - É direito do servidor a movimentação quando para acompanhar cônjuge também servidor.

II - Demissão é penalidade que, por conseguinte, deve ter expressa previsão legal para sua aplicação.

III - Exoneração de cargo comissionado é ato discricionário até porque cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, não são organizados em carreira.

IV - Expropriação até onde me consta decorre de poder de polícia.

V - Ainda que, em tese, poderia haver outra modalidade de licitação, fato é que se trata de procedimento público expressamente vinculado.

Se falei bobagem, corrijam-me.

n sei se acertei mesmo... escrevendo aqui pra voltar depois

a publicação do edital é vinculada, embora a modalidade de licitação PREGÃO não o seja.

Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

(...)

III - do edital constarão todos os elementos definidos na forma do inciso I do art. 3º, as normas que disciplinarem o procedimento e a minuta do contrato, quando for o caso;

I Movimentação, a pedido, de servidora pública estadual cônjuge de policial estadual, para acompanhar o militar transferido pela corporação para servir em outro município. (V)

II Aplicação da pena de demissão a servidor que seja indiciado em processo administrativo disciplinar por procedimento desidioso. (V)

III Exoneração de servidor ocupante de cargo comissionado no âmbito da administração indireta. (D)

IV Ato declaratório de utilidade pública expedido pelo governador do estado para a expropriação de bem imóvel particular. (D)

V Publicação de edital de licitação na modalidade pregão para a aquisição de equipamentos de raios-X no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde. (V)

cadê o gabarito comentado, QC?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo