O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do Município de T...
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do Município de Terra Santa relativo ao exercício financeiro de 2024 foi apresentado à Câmara Municipal sem a previsão de algumas receitas de transferências constitucionais da União. Em decorrência disso, o PLOA 2024 estimou as receitas totais em R$ 1.000.000,00 e fixou despesas totais de R$ 1.050.000,00. No caso em apreço, pode-se afirmar que foram feridos os princípios orçamentários:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: B
Princípio da Universalidade
O orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes da União, seus fundos, Órgãos e entidades da Administração direta e indireta. Permite ao Poder Legislativo conhecer, a priori, todas as receitas e despesas do governo.
✱ Exceções: ARO (antecipação de receita orçamentária, as emissões de papel-moeda e outras entradas compensatórias, no ativo e passivo financeiros.
Princípio do Equilíbrio Orçamentário
Visa a assegurar que as despesas autorizadas não sejam superiores à previsão das receitas. Não se pode gastar além da arrecadação.
Contabilmente e formalmente o orçamento sempre estará equilibrado.
Cai muito em prova: Regra de ouro: É vedada a contratação de operações de crédito em montante superior ao das despesas de capital.
Art. 167, CF88. São vedados
III - a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta;
A previsão de reserva de contingência é um exemplo do equilíbrio orçamentário, uma vez que, na ausência dela, haveria um grande desequilíbrio entre a previsão inicial de receitas e o aumento imprevisto de despesas (ex.: calamidade pública), desestabilizando a execução financeira.
SEFAZ? EU FAÇO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo