A CF, por meio do art. 186, elevou para o plano consti...
“A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo graus e critérios estabelecidos nesta lei, os seguintes requisitos:
I aproveitamento racional e adequado;
II utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;
III observância das disposições que regulam as relações de trabalho;
IV exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.”
Considerando as disposições constitucionais e infraconstitucionais em vigor, bem como o entendimento do STF assinale a opção correta em relação ao cumprimento da função social da propriedade rural.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lei n.º 8.629/1993. Art. 9º, § 2º: Considera-se adequada a utilização dos recursos naturais disponíveis quando a exploração se faz respeitando a vocação natural da terra, de modo a manter o potencial produtivo da propriedade.
gabarito D
A alternativa A está incorreta. A alternativa apresentou equívoco quanto aos percentuais dos índices de aproveitamento. Isso porque, considera-se que há aproveitamento racional e adequado do imóvel rural quando o grau de eficiência na exploração da terra for superior a 100% e o grau de utilização da terra for superior a 80%.
Nesse sentido dispõe o art. 6º da Lei 8629/1993, segundo o qual “considera-se propriedade produtiva aquela que, explorada econômica e racionalmente, atinge, simultaneamente, graus de utilização da terra e de eficiência na exploração, segundo índices fixados pelo órgão federal competente.
§ 1º O grau de utilização da terra, para efeito do caput deste artigo, deverá ser igual ou superior a 80% (oitenta por cento), calculado pela relação percentual entre a área efetivamente utilizada e a área aproveitável total do imóvel.
§ 2º O grau de eficiência na exploração da terra deverá ser igual ou superior a 100% (cem por cento), e será obtido de acordo com a seguinte sistemática: […]”
A alternativa B está incorreta. O erro da alternativa está em limitar a observância das normas de trabalho ao respeito às leis que disciplinam os contratos de arrendamento e parcerias rurais. A lei de Reforma agraria impõe que sejam observados, também, as leis trabalhistas e contratos coletivos de trabalho, in verbis:
Art. 9º, §4º, Lei 8629/1993: “A observância das disposições que regulam as relações de trabalho implica tanto o respeito às leis trabalhistas e aos contratos coletivos de trabalho, como às disposições que disciplinam os contratos de arrendamento e parceria rurais”.
A alternativa C está incorreta. A alternativa está incorreta, pois, conforme regulamentado pela lei Lei 8629/1993, art. 9º, “§ 3º, “Considera-se preservação do meio ambiente a manutenção das características próprias do meio natural e da qualidade dos recursos ambientais, na medida adequada à manutenção do equilíbrio ecológico da propriedade e da saúde e qualidade de vida das comunidades vizinhas”.
A alternativa D está correta. Trata-se de previsão expressa do artigo 9º, §2º da Lei 8629/1993, segundo o qual “§ 2º Considera-se adequada a utilização dos recursos naturais disponíveis quando a exploração se faz respeitando a vocação natural da terra, de modo a manter o potencial produtivo da propriedade”.
A alternativa E está incorreta. Conforme dispõe o art. 2º, da Lei 8629/1993, “A propriedade rural que não cumprir a função social prevista no art. 9º é passível de desapropriação, nos termos desta lei, respeitados os dispositivos constitucionais”. O aludido dispositivo não excepciona as médias e pequenas propriedades rurais.
fonte: estratégia
Preservação do meio ambiente não é sobre fazer licenciamento ambiental da atividade, e sim sobre manter as características do meio natural.
A assertiva correta é:
D) Considera-se adequada a utilização dos recursos naturais disponíveis quando a exploração se faz respeitando-se a vocação natural da terra, de modo a manter o potencial produtivo da propriedade.
Justificativa:
De acordo com a Constituição Federal, o cumprimento da função social da propriedade rural exige o atendimento de critérios como o aproveitamento racional e adequado do imóvel, a utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e a preservação do meio ambiente, além da observância das disposições que regulam as relações de trabalho. A assertiva D está em conformidade com o princípio constitucional, pois menciona que a exploração deve respeitar a vocação natural da terra, preservando o seu potencial produtivo. Isso atende à função social da propriedade, que inclui a responsabilidade ambiental e a produtividade.
Ademais, é estabelecido na Lei n.º 8.629/1993, Art. 9º, § 2º que: Considera-se adequada a utilização dos recursos naturais disponíveis quando a exploração se faz respeitando a vocação natural da terra, de modo a manter o potencial produtivo da propriedade.
As demais alternativas apresentam erros conceituais:
• A está incorreta porque os percentuais de eficiência e utilização mencionados não são parâmetros constitucionais ou infraconstitucionais reconhecidos.
• B está incorreta ao afirmar que apenas a celebração de acordos para acomodação de interesses e o licenciamento ambiental seriam suficientes para atender à preservação ambiental, o que não abrange todos os aspectos da função social relacionados ao meio ambiente.
• C está incorreta porque, embora as pequenas e médias propriedades tenham proteção contra desapropriação para fins de reforma agrária, isso não significa que elas estão isentas de cumprir a função social da propriedade.
• E está incorreta porque a formalização de contratos de parceria rural não necessariamente implica a observância das normas trabalhistas ou da função social da propriedade no que diz respeito às relações de trabalho.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo