Assessor é o profissional que intervém tecnicamente em uma ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E (Errado)
A questão aborda a dimensão investigativa dentro do serviço social, especificamente no contexto de assessoria e consultoria. Vamos entender o papel do assessor para responder corretamente.
Tema central da questão: A questão pede que identifiquemos o papel do assessor em uma equipe de trabalho. Em serviço social, o assessor não atua determinando estratégias de maneira autoritária, mas sim colaborando na construção de soluções.
Entendendo o conceito: A assessoria em serviço social visa oferecer suporte técnico e especializado para auxiliar na tomada de decisões. O assessor reúne informações, analisa dados e oferece sugestões baseadas em evidências, mas a implementação de suas sugestões depende de um diálogo com a equipe e não de determinações impositivas.
Fonte relevante: De acordo com o Código de Ética do Serviço Social, o profissional deve respeitar a autonomia dos sujeitos e promover a participação coletiva na construção das soluções (Conselho Federal de Serviço Social - CFESS).
Justificativa da alternativa correta: A alternativa foi considerada errada porque descreve o papel do assessor de forma incorreta. Um assessor não "determina" as estratégias a serem adotadas; ele propõe e debate opções com a equipe, respeitando a autonomia e o conhecimento dos demais profissionais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Essa eu errei, porque marquei errada. Alguém sabe em que bibliografia foi baseada? Eu marquei errada baseada na leitura do Maurílio:
"Assim, definimos assessoria/consultoria como aquela ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade. O assessor não é aquele que intervém, deve, sim, propor caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora e estes têm autonomia em acatar ou não as suas proposições. Portanto, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas proposições. (MATOS, 2006).
Referência: MATOS, Maurílio Castro. Assessoria e Consultoria: reflexões para o Serviço Social. In: BRAVO, Maria Inês Souza e MATOS, Maurílio Castro. Assessoria, Consultoria e Serviço Social. Rio de Janeiro: 7 Letras; FAPERJ, 2006.
Necessariamente? Discordo.
Ao contrário, o processo de assessoria é cotidianamente construído com os sujeitos fundamentais – os assessorados – e estes têm autonomia em acatar ou não as proposições da assessoria. Esse processo deve ser franco e aberto, por ambos os lados. O assessor é um sujeito propositivo, mas que só terá êxito nesta atividade se tiver interlocução com quem assessora. Para tanto, fundamental é a adoção de estratégias de trabalho participativas.
Fonte: Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica (MATOS, Maurílio Castro)
✅ Gabarito: CERTO
➥ O assessor não é aquele profissional que apenas intervém, mas, aquele que deve “propor caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora e estes têm autonomia em acatar ou não as suas proposições. Portanto, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas proposições” (MATOS, 2010, p. 31). O assessor é o profissional ou equipe de profissionais que prestam serviço técnico, que apontam os caminhos necessários que a organização ou instituição precisam seguir para poder atingir seus objetivos e sua missão organizacional.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
IMPOSSÍVEL ESSA QUESTÃO ESTAR CERTA.
O gabarito deve estar errado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo