No teste BFP – Bateria Fatorial de Personalidade, dificuldad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Psicólogo |
Q1900954 Psicologia
No teste BFP – Bateria Fatorial de Personalidade, dificuldade para reconhecer suas capacidades e atributos favoráveis é característico de escore baixo em qual faceta? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão solicita conhecimentos sobre o teste Bateria Fatorial da Personalidade.

A BFP foi elaborada a partir da seleção dos itens do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) e é um teste utilizado para avaliação da personalidade. Tem as seguintes dimensões: 

Extroversão (E1 – Comunicação, E2 – Altivez, E3 – Dinamismo, E4 – Interação Social): avalia a expansividade, escores altos são apresentados de pessoas que são falantes mesmo com desconhecidos, possui sendo de intimidade, são ativos e externalizam suas preferências e crenças para os demais.

Socialização (S1 – Amabilidade, S2 – Pró-sociabilidade, S3 – Confiança nas pessoas;): avalia o nível de confiança aos demais, pessoas com o escore alto são leais e francas e com o desejo de ajudar a quem precisa, com um alto nível de altruísmo.


Realização (R1 – Competência, R2 – Ponderação / Prudência, R3 - Empenho / Comprometimento;) : Avalia sua perseverança, motivação para o sucesso, capacidade de planejamento de ações em função de uma meta, bem como nível de organização e meta.

Neuroticismo (N1 – Vulnerabilidade, N2 – Instabilidade Emocional, N3 – Passividade / Falta de Energia, N4 – Depressão): altos escores apresenta tendência a vivenciar de forma mais intensa sofrimento psicológico, instabilidade emocional e vulnerabilidade associados à sintomas de depressão e ansiedade, quando os níveis são altos.

Abertura a novas experiências (A1 – Abertura a ideias, A2 – Liberalismo, A3 – Busca por novidades.): São comportamentos exploratórios e a importância de ter novas experiências, são curiosos, imaginativos, criativos, divertem-se com novas ideias e com valores não convencionais. 


Vamos analisar apenas os itens da questão:

Altivez: Níveis baixos revelam tendência a ser humilde, a não se vangloriar pelos bens e capacidades pessoais, além de pouca necessidade de receber atenção dos outros. Pessoas com esse perfil podem, inclusive, ter dificuldade para reconhecer suas capacidades e atributos favoráveis, mesmo que sejam evidentes.

Vulnerabilidade: Escores muito baixos caracterizam uma grande independência emocional em relação aos outros

Pró-sociabilidade: baixos escores tendem a envolverem-se em situações que podem colocá-los, ou às demais pessoas, em perigo. Também apresentam pouca preocupação em seguir leis e regras sociais, podendo apresentar uma visão que minimiza, ignora ou desqualifica a sua importância

Dinamismo-assertividade: escores baixos tendem a se concentrar em um pequeno número de atividades simultâneas e não precisam estar constantemente envolvidos em atividades para sentirem-se bem. 

Confiança: escores muito baixos nessa escala frequentemente relatam uma constante percepção de que as pessoas podem estar tentando prejudicá-las em variados contextos, tendem a ser muito ciumentas no que diz respeito às relações amorosas e a apresentar uma grande dificuldade em desenvolver intimidade com outros.





Gabarito da professora: LETRA A


Fonte: Loth, O. (ano não disponível). Bateria Fatorial da Personalidade. Pontifícia Universidade Católica de Goiás


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Interpretação E2 -

Altivez • Esta faceta descreve a percepção que as pessoas têm sobre sua capacidade e valor. • Níveis baixos revelam tendência a ser humilde, a não se vangloriar pelos bens e capacidades pessoais, além de pouca necessidade de receber atenção dos outros. Pessoas com esse perfil podem, inclusive, ter dificuldade para reconhecer suas capacidades e atributos favoráveis, mesmo que sejam evidentes.

No teste BFP – Bateria Fatorial de Personalidade, dificuldade para reconhecer suas capacidades e atributos favoráveis é característico de escore baixo da faceta: Altivez

"Altivez - Esta faceta descreve a percepção que as pessoas têm sobre sua capacidade e valor.

Níveis baixos revelam tendência a ser humilde, a não se vangloriar pelos bens e capacidades pessoais, além de pouca necessidade de receber atenção dos outros. Pessoas com esse perfil podem, inclusive, ter dificuldade para reconhecer suas capacidades e atributos favoráveis, mesmo que sejam evidentes."

Referência: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17963/material/Bateria%20Fatorial%20de%20Personalidade%20(BFP).pdf

Gabarito: A

Altivez - descreve a percepção que as pessoas têm sobre sua capacidade e valor

Vulnerabilidade: do fator NEUROTICISMO - avalia quão frágil emocionalmente as pessoas são

Pró-sociabilidade: do fator SOCIALIZAÇÃO - avalia comportamentos de risco, concordância ou confronto com leis e regras sociais, moralidade. Pessoas c/ altos níveis nessa faceta tendem a evitar situações de risco, transgressões a leis ou regras sociais;

Dinamismo-assertividade: do fator EXTROVERSÃO - mede o quanto as pessoas tomam iniciativa em situações variadas, o quão acreditam colocar suas ideias em prática e seu nível de atividade

Confiança: do fator SOCIALIZAÇÃO - avalia quanto as pessoas confiam nos outros e acreditam que não as prejudicarão

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo