Assinale a opção correta no que se refere ao interrogatório ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (25)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A- Incorreta. Na verdade, poderá ser realizado novo interrogatório a qualquer momento, de ofício ou a pedido das partes. É o que dispõe o CPP, em seu art. 196: “A todo tempo o juiz poderá proceder a novo interrogatório de ofício ou a pedido fundamentado de qualquer das partes".
B- Incorreta. O interrogatório por videoconferência é exceção, devendo o juiz decidir de forma fundamentada. É o que dispõe o CPP, em seu art. 185, §2º: “Excepcionalmente, o juiz, por decisão fundamentada, de ofício ou a requerimento das partes, poderá realizar o interrogatório do réu preso por sistema de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que a medida seja necessária para atender a uma das seguintes finalidades: I - prevenir risco à segurança pública, quando exista fundada suspeita de que o preso integre organização criminosa ou de que, por outra razão, possa fugir durante o deslocamento; II - viabilizar a participação do réu no referido ato processual, quando haja relevante dificuldade para seu comparecimento em juízo, por enfermidade ou outra circunstância pessoal; III - impedir a influência do réu no ânimo de testemunha ou da vítima, desde que não seja possível colher o depoimento destas por videoconferência, nos termos do art. 217 deste Código; IV - responder à gravíssima questão de ordem pública".
C- Correta. É o que dispõe o CPP, em seu art. 185,§1º: “O interrogatório do réu preso será realizado, em sala própria, no estabelecimento em que estiver recolhido, desde que estejam garantidas a segurança do juiz, do membro do Ministério Público e dos auxiliares bem como a presença do defensor e a publicidade do ato".
D- Incorreta. Pelo contrário, o silêncio do preso no interrogatório não poderá ser interpretado em prejuízo de sua defesa. É o que dispõe o CPP, em seu art. 186, parágrafo único: “O silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa".
E- Incorreta. As partes presentes podem sim pedir complementação ou esclarecimento quanto de perguntas realizadas no interrogatório, que serão formuladas pelo juiz caso este entenda por sua pertinência e relevância. É o que dispõe o CPP, em seu art. 188: “Após proceder ao interrogatório, o juiz indagará das partes se restou algum fato para ser esclarecido, formulando as perguntas correspondentes se o entender pertinente e relevante".
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
CPP:
INCORRETA - A) Art. 196. A todo tempo o juiz poderá proceder a novo interrogatório de ofício ou a pedido fundamentado de qualquer das partes.
INCORRETA - B) Art. 185, § 2°, Excepcionalmente, o juiz, por decisão fundamentada, de ofício ou a requerimento das partes, poderá realizar o interrogatório do réu preso por sistema de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, desde que a medida seja necessária para atender a uma das seguintes finalidades: I - prevenir risco à segurança pública, quando exista fundada suspeita de que o preso integre organização criminosa ou de que, por outra razão, possa fugir durante o deslocamento;
CORRETA - C) Art. 185, § 1 O interrogatório do réu preso será realizado, em sala própria, no estabelecimento em que estiver recolhido, desde que estejam garantidas a segurança do juiz, do membro do Ministério Público e dos auxiliares bem como a presença do defensor e a publicidade do ato.
INCORRETA - D) Art. 186. Parágrafo único. O silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa.
INCORRETA - E) Art. 188. Após proceder ao interrogatório, o juiz indagará das partes se restou algum fato para ser esclarecido, formulando as perguntas correspondentes se o entender pertinente e relevante.
Em regra, o interrogatório será realizado em sala própria localizada no estabelecimento em que o preso estiver recolhido, garantida a segurança de todos.
Assertiva C
Em regra, o interrogatório será realizado em sala própria localizada no estabelecimento em que o preso estiver recolhido, garantida a segurança de todos.
ADENDO
Interrogatório do réu preso
==> Interrogatório será realizado no presídio onde estiver, desde que seja garantida a segurança do Juiz, auxiliares + presença do defensor + publicidade.
i-Regra ⇒ ida do juiz ao estabelecimento prisional.
ii- Medida excepcional ⇒ videoconferência, apenas em hipótese de atender pelo menos uma das seguintes finalidades:
1 - prevenir risco à segurança pública, quando exista fundada suspeita de que o preso integre orcrim ou de que possa fugir durante o deslocamento;
2 - viabilizar a participação do réu, quando haja relevante dificuldade para seu comparecimento em juízo, por enfermidade ou outra circunstância pessoal;
3 - impedir a influência do réu no ânimo de testemunha ou da vítima, desde que não seja possível colher o depoimento destas por videoconferência;
4 - responder à gravíssima questão de ordem pública.
- Decisão: pode ser de ofício ou a requerimento das partes, devendo intimar as partes com 10 dias de antecedência.
GABARITO LETRA "C"
A título de conhecimento:
RHC 45.589/MT STJ - Nos crimes sexuais contra criança e adolescente, é válida a inquirição da vítima na modalidade “depoimento sem dano”, em respeito à sua condição especial de pessoa em desenvolvimento, não configurando nulidade por cerceamento de defesa o fato de o defensor e o acusado não estarem presentes na oitiva da vítima.
"A persistência é o caminho do êxito." -Chaplin
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo