Considere o texto a seguir: “(...) a especialização do escr...
Considere o texto a seguir:
“(...) a especialização do escravo é determinada segundo as necessidades do mercado ou a boa vontade de seu senhor. Esta imensa possibilidade de transferência tem uma influência reguladora sobre o mercado, onde a demanda varia de acordo com a conjuntura e a concorrência. O escravo é, às vezes, simplesmente alugado (...). É possível alugá-lo ao dia, à semana, ao mês, ao ano ou por mais tempo.”
(MATTOSO, Kátia de Queirós. Ser escravo no Brasil. Trad. São Paulo: Brasiliense, 3.ed, 1990, p. 141)
A descrição acima sinaliza uma forma de trabalho escravo
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) O escravizados em regiões canavieiras passavam suas vidas no interior da propriedade saindo apenas sob escolta ou em caso de fugas.
B) A modalidade de trabalho descrita no texto era tipicamente restrita a áreas urbanas.
C) Em Salvador na segunda metade do século XIX era bem comum encontrar pessoas escravizadas sendo alugadas para serviços diversos.
D) Na região mineradora os escravizados eram vigiados e extremamente valorizados não sendo comum a prática de alugar seus serviços.
E) Uma vez especializados em alguma função, "escravos de ganho" significavam renda para seus proprietários através da possibilidade de alugar seus serviços. A propriedade de pessoas escravizadas era tão disseminada na segunda metade do século XIX que, mesmo para pessoas mais pobres, uma das poucas possibilidades de renda era alugar seus "escravo de ganho" havendo inclusive a possibilidade deste viver só pela cidade e pagar ao seu proprietário uma valor combinado periodicamente no que se chamava na época de "viver sobre si". Alternativa correta.
Gabarito do professor: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Escravos "de ganho" - Trabalhavam como vendedores e tinham uma pequena (muito pequena mesmo) parcela nos lucros. Vendiam frutas, doces, quitutes etc.
GAB-E
1- Escravo de campo ou de eito= que trabalhava nas roças de cana (Escravos de lida)
2- Escravos domésticos = trabalhavam em casa
3- Escravos de aluguel= eram os escravos de ganho alugados por seus senhores
4- Escravos de ganho = escravos com habilidades (alfaiates, sapateiros, carpinteiros, serralheiros, ourives por exemplo)
5- Escravos dos engenhos de cana
6- Escravo tigrado= que carregavam as fezes em baldes para descarte (e eram chamados de tigrados porque as fezes escorriam por sua cabeça e corpo)
AULA GRAN CURSOS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo