A Revolta dos Búzios

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: DPE-BA Prova: FCC - 2016 - DPE-BA - Defensor Público |
Q690163 História e Geografia de Estados e Municípios
A Revolta dos Búzios
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a Revolta dos Búzios também conhecida como Revolta dos Alfaiates buscamos a alternativa correta.

A) Não houve ampla adesão de militares ficando a participação dos mesmo restrita a alguns de baixa patente.

B) A escravidão na América do Norte não acabou com a independência.

C) Apesar de ampla adesão da população pobre de Salvador escravizados não estavam na base da organizam e não tiveram participação maciça.

D) Só foram penalizados com a forca os líderes de origem pobre e negros ou pardos sendo as lideranças de maior influência política penalizados de forma bem branda.

E) Foi sem dúvidas, uma rebelião de ampla participação popular com aspectos revolucionários no sentido de tentar modificar a estrutura de poder econômico vigente substituindo o grupo que estavam no poder por outras pessoas após o possível sucesso do movimento. Alternativa correta. 





Gabarito do professor: E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB.: E

 

Revolta dos Búzios = Conjuração Baiana = Inconfidência Baiana = Revolta dos alfaiates 

 

Contou com participação de escravizados, bem como profissionais liberais e militares de baixa patente;

Pregava o fim da escravidão;

Formação de uma República Bahiense.

Obs.: Inspirada nos ideias da Revolução Francesa e na experiência da Revolução Haitiana.

A Conjuração Baiana também denominada como Revolta dos Alfaiates (uma vez que alguns participantes da trama exerciam este ofício) e recentemente também chamada de Revolta dos Búzios, foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no final do século XVIII (1798-1799), na então Capitania da Bahia, na colônia brasileira. Diferentemente da Inconfidência Mineira (1789-1792), foi difundida pela historiografia tradicional enquanto sendo um movimento de caráter popular em que defendiam a independência e o fim da escravidão, um governo republicano, democrático, com liberdades plenas, o livre-comércio e abertura dos portos como principais pontos.

GAB: E

A Revolta dos Búzios

A) Ganhou rápida difusão por meio de panfletos distribuídos à população e do apoio de grande parte da imprensa à causa independentista e abolicionista, resultando em motim com ampla adesão de militares baianos, que resistiram belicamente até serem completamente derrotados.

B) Pautou-se por bandeiras liberais, dentre as quais a abertura dos portos, a diminuição de impostos, a ampliação do direito à cidadania; tendo sido conduzida por soldados e alfaiates negros, inspirados pela Independência das Treze Colônias inglesas e a conquista do fim da escravidão obtida nesse episódio.

C) Iniciou-se em reuniões integradas por intelectuais e membros da elite baiana, como Cipriano Barata, que pregava a independência do Brasil nos mesmos moldes da Inconfidência Mineira, e foi rapidamente disseminada entre a população escravizada, que a revestiu de uma pauta mais radical.

D) foi organizada pela loja maçônica denominada Cavaleiros da Luz, em nome da igualdade racial e social, da democracia e dos fins dos privilégios da elite letrada, tendo sido rapidamente reprimida com a imputação da pena capital ao conjunto dos líderes e simpatizantes.

E) contou com participação de escravizados, bem como profissionais liberais e militares de baixa patente, e pregava o fim da escravidão e a formação de uma República Bahiense, em parte inspirada nos ideias da Revolução Francesa e na experiência da Revolução Haitiana. -> Não erro mais questão que afirma "república bahiense" por já ter errado demais, mas eles tentam confundir a pessoa, visto que ao ler "república bahiense" logo é pensado na SABINADA.

A alternativa A está errada pelo fato de mencionar que o movimente teve apoio da imprensa, o que de fato não é verdade. Lembrem-se, era um movimento de caráter popular com ampla participação da camada mais baixa da sociedade, como negros, artesões, alfaiates. Militares. A imprensa nessa época era fortemente ligada a Coroa e suas demais autoridades coloniais, de fato não apoiariam tal revolta.

A alternativa B veio para confundir um pouco, de início ela acerta alguns pontos, mas no final ao mencionar que o fim da escravidão veio juntamente com a independência das Trezes Colônias é onde está o erro. A independência das Trezes Colônias foi em 4 de Julho de 1776, já o fim da escravidão é datada por volta de 1888. Fiquem atentos!

A alternativa C é outra que veio para colocar nossa memória e atenção em dúvida, né? Mas fiquem atentos que ela diz que a revolta “iniciou-se” com intelectuais e membros da elite, é aí que está o erro dela. Apesar de ter alguns membros, a revolta foi iniciada pela classe mais baixa da população, como os artesãos, alfaiates. Por isso também conhecida como “Revolta dos Alfaiates.”

A alternativa D vem com o equivoco semelhante a alternativa C. A revolta não foi organizada pelos Cavaleiros de Luz. Apenas houve um apoio e adesão desses membros ao movimento. Outro ponto que está errado é o fato de mencionar sobre as penas. Lembram-se do que falei sobre “a corda sempre arrebenta do lado mais fraco”? Então, os únicos punidos com a pena de morte (pena capital) foram os membros das camadas sociais mais baixas.

Já a alternativa E descreve de modo perfeitamente objetivo o que estudamos nesse tópico da apostila. Uma revolta de adesão popular que pregava a independência, o fim da escravidão e tinha como inspiração os ideais da Revolução Francesa e a Revolta do Haiti.

FONTE: RDP

PMBA 2023

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo