A abertura de Créditos Adicionais possibilita a(o)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é sobre Créditos Adicionais no contexto de Administração Financeira e Orçamentária. Este é um conceito importante nas finanças públicas, que permite ajustes no orçamento aprovado. Para resolver esta questão, o aluno deve entender as funções e finalidades dos créditos adicionais no orçamento público.
Vamos começar pela alternativa correta:
Alternativa E - Alteração do orçamento: Esta é a resposta correta. Créditos adicionais são autorizações de despesas que não estavam previstas no orçamento inicial, permitindo, assim, a sua alteração. Eles são fundamentais para ajustar o orçamento às necessidades que surgem ao longo do exercício financeiro, como por exemplo, despesas imprevistas ou insuficientemente dotadas.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A - Indicação de novas receitas: Créditos adicionais não se referem a novas receitas, mas sim a ajustes nas despesas. Enquanto receitas são obtidas por outros meios, como impostos ou empréstimos, os créditos adicionais se concentram na estrutura do orçamento de despesas já existente.
Alternativa B - Limitação de despesas: O propósito dos créditos adicionais é o oposto de limitar despesas. Eles, na verdade, aumentam ou criam novas autorizações para gastos, permitindo que o governo gaste além do que foi originalmente planejado, quando necessário.
Alternativa C - Equilíbrio de caixa: Créditos adicionais não são mecanismos para equilibrar o caixa. Eles se destinam a ajustar o orçamento para acomodar despesas extras, mas o equilíbrio de caixa envolve a gestão de entradas e saídas financeiras de forma a manter um balanço saudável.
Alternativa D - Reequilíbrio fiscal: Embora créditos adicionais possam influenciar no reequilíbrio orçamentário, eles por si só não são destinados especificamente a isso. O reequilíbrio fiscal envolve uma série de medidas e estratégias para manter a saúde financeira do governo, enquanto créditos adicionais focam na modificação dos limites de despesas.
Compreender o objetivo dos créditos adicionais é essencial para quem estuda administração financeira pública, pois eles são instrumentos chave na gestão orçamentária. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LEI 4320/64: Art. 40. São créditos
adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na
Lei de Orçamento.
Créd. Adicionais = São modificadores OU retificadores do Orçamento.
Bons estudos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo