Por força do princípio da autotutela, é facultado à administ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q243774 Direito Administrativo
Acerca dos princípios e poderes da administração pública, julgue os
itens subsequentes.

Por força do princípio da autotutela, é facultado à administração pública revogar contrato administrativo firmado com terceiro sem a realização de procedimento licitatório, em hipótese na qual o certame seja considerado indispensável.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado.
A administração pode revogar seus atos discricionários por conveniência e e oportunidade. Contudo, a assertiva trata de hipótese em que o ato foi ilegal. Portanto, a administração deve anular o contrato administrativo (ato administrativo) quando realizado sem licitação, em hipótese na qual o certame era indispensável.
Errada a resposta, pois na questão em comento a adm. tem por obrigação/dever de anular o certame.

GABARITO ERRADO.

Sumula 437 STF: "A ADMINISTRAÇÃO PODE ANULAR SEUS PRÓPRIOS ATOS, QUANDO EIVADOS DE VÍCIOS QUE OS TORNAM ILEGAIS, PORQUE DELES NÃO SE ORIGINAM DIREITOS; OU REVOGÁ-LOS, POR MOTIVO DE CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, RESPEITADOS OS DIREITOS ADQUIRIDOS, E RESSALVADA, EM TODOS OS CASOS, A APRECIAÇÃO JUDICIAL."

Meu amigo Silva,
Porém, no caso da questão em referência, a administração cometeu um ato ILEGAL ao contratar terceiros sem o procedimento licítatório que seria obrigatório. Portanto, deve-se ANULAR o ato. 
Eu penso que o gabarito está errado, pois o ato não foi ilegal uma vez que está escrito na questão que nao foi feito processo licitatorio uma vez que era um caso de dispensa de licitação. então a administracao pode revogar o ato por motivo de conveniência e oportunidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo