Um dos principais desafios para a compreensão e gestão do c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2096157 Administração Geral

Um dos principais desafios para a compreensão e gestão do comportamento organizacional reside no estudo da motivação para o trabalho e o alcance dos objetivos organizacionais.


Considerando as contribuições teóricas sobre motivação, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Com base na teoria dos quatro impulsos, focada no conteúdo da motivação, podemos afirmar que todos temos impulsos proativos e reativos que definem nossas emoções e impedem que elas sejam racionalmente trabalhadas para a motivação e o foco em objetivos.


( ) A teoria da equidade está baseada na premissa de que as pessoas comparam a relação entre esforços e recompensas e esperam que haja o mesmo tratamento para todos neste aspecto. De acordo com esta teoria, a percepção da equidade no ambiente de trabalho é um elemento decisivo para a motivação e o comprometimento com os objetivos organizacionais.


( ) Na teoria da hierarquia de necessidades de Maslow, a principal fonte de motivação é o suprimento da próxima necessidade na hierarquia que, por sua vez, parte das necessidades fisiológicas, de segurança, de pertencimento, de estima e, finalmente, de autorrealização.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em análise aborda conceitos sobre as Teorias da Motivação. Segundo RIBAS (2015), motivação é “um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento". Ademais, caracteriza-se como um processo psicológico (intrínseco) que causa um despertar para a ação.

Nesse contexto, antes de respondermos à questão, cabe uma breve apresentação das teorias motivacionais. Existem duas linhas teóricas básicas sobre motivação, as teorias de conteúdo e as teorias de processo. De forma geral, as teorias de conteúdo procuram explicar quais fatores motivam as pessoas (são estáticas e descritivas); enquanto as teorias de processo procuram explicar como funciona a motivação (são dinâmicas).

Em linhas gerais, as principais teorias de conteúdo são: Hierarquia de Maslow; bifatorial de Herzberg; Teoria X e Y de McGregor; Teoria ERC de CleytonAlderfer; e Teoria de Motivação pelo Êxito ou medo de McClelland. Além disso, as principais teorias de processos são: Expectação de Porter e Lawler; Expectativa de Vroom; Campo de Força de Kurt Lewin; Equidade de Adams; e Estabelecimento de Metas de Edwin Locke.

Em face do exposto, vamos à resolução da questão. A questão pergunta sobre a Teoria dos Quatro Impulsos; Teoria da Equidade e Teoria da Hierarquia das Necessidades. Assim, vamos ao conceito de cada uma delas:

Teoria dos Quatro Impulsos – “(...) conforme o professor Nitin Nohria, o indivíduo é motivado por quatro impulsos principais, sendo: impulso de adquirir, impulso a formar laços, impulso de compreender e impulso de se defender. Portanto, compreender os conceitos e as teorias da motivação é fundamental para que o gestor possa, a partir do conhecimento das necessidades de seus colaboradores, definir estratégias que contribuam a sua motivação" (VERGARA, 2016). Portanto, podemos afirmar que o item em análise está errado.

Teoria da Equidade – essa teoria de processo proposta por Adams, prevê que os funcionários que se encontram em situação de desigualdade experimentam insatisfação e tensão emocional que eles procurarão reduzir. Com isso, as pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade, de justiça, de equidade. Portanto, podemos afirmar que o item em análise está correta.

Teoria da Hierarquia das Necessidades – segundo essa Teoria, o indivíduo não vai se sentir estimulado a suprir uma necessidade se a necessidade anterior não for satisfeita. Maslow apresenta uma pirâmide para representar essas necessidades, começando pela base, são as necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização. Portanto, podemos afirmar que o item em análise está correta.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “B".

FONTES:
RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
Vergara, S. C. Gestão de pessoas. (16a ed.). São Paulo: Atlas, 2016.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Prazer, Teoria dos Quatro Impulsos.

O erro do primeiro item está na afirmação " impedem que elas sejam racionalmente trabalhadas para a motivação e o foco em objetivos", já que a teoria justamente propõe trabalhar a motivação.

São quatro os impulsos: adquirir, formar laços, compreender (os três são proativos) e defender (reativo).

Eu conheço as duas últimas teorias. Analisei com calma essa primeira e achei estranha, chutei certo. Gabarito B.

Me lasquei, pensei que esforço e recompensa era Vroom

De acordo com Paul Lawrence e Nitin Nohria, professores da Harvard Business School e autores de Driven: how human nature shapes our choices, todos os seres humanos possuem quatro Impulsos Humanos Essenciais que exercem uma profunda influência sobre as nossas decisões e ações:

1. O impulso de adquirir. O desejo de obter ou acumular objetos físicos, bem como qualidades intangíveis como status, poder e influência. Empresas voltadas ao impulso de adquirir incluem varejistas, corretoras de investimento e empresas de consultoria política. Empresas que prometem fazer com que sejamos mais ricos, famosos, influentes ou poderosos se voltam a esse impulso.

2. O impulso de formar vínculos. O desejo de sentir-se valorizado e amado formando relacionamentos com os outros, platônicos ou românticos. Empresas voltadas ao impulso de formar vínculos incluem restaurantes, organizadoras de conferências e prestadoras de serviços de namoro. Empresas que prometem fazer com que sejamos mais atraentes, mais amados ou considerados se voltam a esse impulso.

3. O impulso de aprender. O desejo de satisfazer nossa curiosidade. Negócios voltados ao impulso de aprender incluem programas acadêmicos, edição de livros e workshops de treinamento. Empresas que prometem fazer com que sejamos mais instruídos ou competentes se voltam a esse impulso.

4. O impulso de defender. O desejo de nos proteger, ou de proteger nossos entes queridos e nossa propriedade. Negócios voltados ao impulso de defender incluem sistemas de alarme domiciliar, seguros, treinamento de artes marciais e assistência jurídica. Empresas que prometem nos proporcionar segurança, eliminar um problema ou impedir que coisas ruins aconteçam se voltam a esse impulso.

Lawrence e Nohria deixaram de mencionar um quinto impulso.

5. O impulso de sentir. O desejo de novos estímulos sensoriais, intensas experiências emocionais, prazer, empolgação, entretenimento e expectativa. Negócios voltados ao impulso de sentir incluem restaurantes, filmes, jogos, shows de música e eventos esportivos. Ofertas que prometem nos dar prazer, nos empolgar ou nos dar algo para esperar com empolgação se voltam a esse impulso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo