Um dos principais desafios para a compreensão e gestão do c...
Um dos principais desafios para a compreensão e gestão do comportamento organizacional reside no estudo da motivação para o trabalho e o alcance dos objetivos organizacionais.
Considerando as contribuições teóricas sobre motivação, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Com base na teoria dos quatro impulsos, focada no conteúdo da motivação, podemos afirmar que todos temos impulsos proativos e reativos que definem nossas emoções e impedem que elas sejam racionalmente trabalhadas para a motivação e o foco em objetivos.
( ) A teoria da equidade está baseada na premissa de que as pessoas comparam a relação entre esforços e recompensas e esperam que haja o mesmo tratamento para todos neste aspecto. De acordo com esta teoria, a percepção da equidade no ambiente de trabalho é um elemento decisivo para a motivação e o comprometimento com os objetivos organizacionais.
( ) Na teoria da hierarquia de necessidades de Maslow, a principal fonte de motivação é o suprimento da próxima necessidade na hierarquia que, por sua vez, parte das necessidades fisiológicas, de segurança, de pertencimento, de estima e, finalmente, de autorrealização.
As afirmativas são, respectivamente,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Nesse contexto, antes de respondermos à questão, cabe uma breve apresentação das teorias motivacionais. Existem duas linhas teóricas básicas sobre motivação, as teorias de conteúdo e as teorias de processo. De forma geral, as teorias de conteúdo procuram explicar quais fatores motivam as pessoas (são estáticas e descritivas); enquanto as teorias de processo procuram explicar como funciona a motivação (são dinâmicas).
Em linhas gerais, as principais teorias de conteúdo são: Hierarquia de Maslow; bifatorial de Herzberg; Teoria X e Y de McGregor; Teoria ERC de CleytonAlderfer; e Teoria de Motivação pelo Êxito ou medo de McClelland. Além disso, as principais teorias de processos são: Expectação de Porter e Lawler; Expectativa de Vroom; Campo de Força de Kurt Lewin; Equidade de Adams; e Estabelecimento de Metas de Edwin Locke.
Em face do exposto, vamos à resolução da questão. A questão pergunta sobre a Teoria dos Quatro Impulsos; Teoria da Equidade e Teoria da Hierarquia das Necessidades. Assim, vamos ao conceito de cada uma delas:
Teoria dos Quatro Impulsos – “(...) conforme o professor Nitin Nohria, o indivíduo é motivado por quatro impulsos principais, sendo: impulso de adquirir, impulso a formar laços, impulso de compreender e impulso de se defender. Portanto, compreender os conceitos e as teorias da motivação é fundamental para que o gestor possa, a partir do conhecimento das necessidades de seus colaboradores, definir estratégias que contribuam a sua motivação" (VERGARA, 2016). Portanto, podemos afirmar que o item em análise está errado.
Teoria da Equidade – essa teoria de processo proposta por Adams, prevê que os funcionários que se encontram em situação de desigualdade experimentam insatisfação e tensão emocional que eles procurarão reduzir. Com isso, as pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade, de justiça, de equidade. Portanto, podemos afirmar que o item em análise está correta.
Teoria da Hierarquia das Necessidades – segundo essa Teoria, o indivíduo não vai se sentir estimulado a suprir uma necessidade se a necessidade anterior não for satisfeita. Maslow apresenta uma pirâmide para representar essas necessidades, começando pela base, são as necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização. Portanto, podemos afirmar que o item em análise está correta.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “B".
FONTES:
RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
Vergara, S. C. Gestão de pessoas. (16a ed.). São Paulo: Atlas, 2016.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Prazer, Teoria dos Quatro Impulsos.
O erro do primeiro item está na afirmação " impedem que elas sejam racionalmente trabalhadas para a motivação e o foco em objetivos", já que a teoria justamente propõe trabalhar a motivação.
São quatro os impulsos: adquirir, formar laços, compreender (os três são proativos) e defender (reativo).
Eu conheço as duas últimas teorias. Analisei com calma essa primeira e achei estranha, chutei certo. Gabarito B.
Me lasquei, pensei que esforço e recompensa era Vroom
De acordo com Paul Lawrence e Nitin Nohria, professores da Harvard Business School e autores de Driven: how human nature shapes our choices, todos os seres humanos possuem quatro Impulsos Humanos Essenciais que exercem uma profunda influência sobre as nossas decisões e ações:
1. O impulso de adquirir. O desejo de obter ou acumular objetos físicos, bem como qualidades intangíveis como status, poder e influência. Empresas voltadas ao impulso de adquirir incluem varejistas, corretoras de investimento e empresas de consultoria política. Empresas que prometem fazer com que sejamos mais ricos, famosos, influentes ou poderosos se voltam a esse impulso.
2. O impulso de formar vínculos. O desejo de sentir-se valorizado e amado formando relacionamentos com os outros, platônicos ou românticos. Empresas voltadas ao impulso de formar vínculos incluem restaurantes, organizadoras de conferências e prestadoras de serviços de namoro. Empresas que prometem fazer com que sejamos mais atraentes, mais amados ou considerados se voltam a esse impulso.
3. O impulso de aprender. O desejo de satisfazer nossa curiosidade. Negócios voltados ao impulso de aprender incluem programas acadêmicos, edição de livros e workshops de treinamento. Empresas que prometem fazer com que sejamos mais instruídos ou competentes se voltam a esse impulso.
4. O impulso de defender. O desejo de nos proteger, ou de proteger nossos entes queridos e nossa propriedade. Negócios voltados ao impulso de defender incluem sistemas de alarme domiciliar, seguros, treinamento de artes marciais e assistência jurídica. Empresas que prometem nos proporcionar segurança, eliminar um problema ou impedir que coisas ruins aconteçam se voltam a esse impulso.
Lawrence e Nohria deixaram de mencionar um quinto impulso.
5. O impulso de sentir. O desejo de novos estímulos sensoriais, intensas experiências emocionais, prazer, empolgação, entretenimento e expectativa. Negócios voltados ao impulso de sentir incluem restaurantes, filmes, jogos, shows de música e eventos esportivos. Ofertas que prometem nos dar prazer, nos empolgar ou nos dar algo para esperar com empolgação se voltam a esse impulso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo