Um elemento importante nos trabalhos de auditoria, que inclu...
Um elemento importante nos trabalhos de auditoria, que inclusive afeta o planejamento e a extensão dos procedimentos de auditoria é o risco de distorção relevante.
De acordo com a NBC TA 315 (R2), esse tipo de risco precisa ser adequadamente identificado e avaliado nos trabalhos de auditoria e
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exige a literalidade do dispositivo citado na própria assertiva, conforme transcrito abaixo:
“6. Os riscos de distorção relevante identificados e avaliados pelo auditor incluem tanto aqueles causados por erro como aqueles causados por fraude. Embora ambos sejam abordados por esta Norma, a importância da fraude é tamanha que requisitos e orientações adicionais estão incluídos na NBC TA 240 – Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis com relação aos procedimentos de avaliação de riscos e atividades relacionadas para se obter informações que são utilizadas na identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante devido a fraude e na resposta aos mesmos."
Portanto, o gabarito é a letra C.
Fonte: NBC TA 315 (R2) que dispõe sobre a identificação e a avaliação dos riscos de distorção relevante por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBC TA 315(R2)
6. Os riscos de distorção relevante identificados e avaliados pelo auditor incluem tanto aqueles causados por erro como aqueles causados por fraude. Embora ambos sejam abordados por esta Norma, a importância da fraude é tamanha que requisitos e orientações adicionais estão incluídos na NBC TA 240 - Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis com relação aos procedimentos de avaliação de riscos e atividades relacionadas para se obter informações que são utilizadas na identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante devido a fraude e na resposta aos mesmos.
Gabarito: letra C.
NBC TA 315
Os riscos de distorção relevante identificados e avaliados pelo auditor incluem tanto aqueles causados por erro como aqueles causados por fraude.
Distorção é a diferença entre o valor divulgado, classificação, apresentação ou divulgação de um item nas demonstrações contábeis e o valor, classificação, apresentação ou divulgação que é requerido para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
Distorção pode ser decorrente de erro ou fraude
RA (Risco de Auditoria) = RDR (Risco de Distorção Relevante) x RD (Risco de Detecção)
RDR = RI (Risco Inerente) x RC (Risco de Controle)
a) RDR depende tanto do do RC quanto do RI;
b) É preciso testar os controles para saber do risco de controle;
d) O auditor precisa conhecer o ambiente da entidade para definir o RI;
e) O ceticismo profissional deve estar presente ao longo de todo o trabalho.
Observe a sequencia onde temos:
Tipo de risco >>|forma de combater o risco apresentado|>> Tipo de risco
Risco inerente >>|controle interno|>> Risco de controle >>|Testes do auditor|>> Risco de detecção >>|Demonstrações contábeis|>> Risco de Auditoria
Lembrando que:
- RA (Risco de Auditoria) = RDR (Risco de Distorção Relevante) x RD (Risco de Detecção)
- RDR (Risco de distorção relevante) = RI (Risco Inerente) x RC (Risco de Controle)
- RDR: é um risco da entidade
- RD: é um risco do auditor
Por fim: NBC TA 315
- Os riscos de distorção relevante identificados e avaliados pelo auditor incluem tanto aqueles causados por erro como aqueles causados por fraude.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo