No que se refere ao conceito de administração pública, às fo...
No que se refere ao conceito de administração pública, às fontes do direito administrativo e aos atos administrativos, julgue o item seguinte.
A correção de defeitos de um ato administrativo que o tornaram nulo chama-se convalidação, cujos efeitos somente serão produzidos a partir da prática do ato convalidador.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado.
Inicialmente, o termo correto seria anulável, pois são estes atos administrativos que podem ser convalidados. Os atos nulos não podem ser convalidados, pois possuem vício insanável.
Ademais, a convalidação possui efeitos retroativos (ex tunc), isto é, considera-se que o ato foi praticado de acordo com a lei desde a sua edição, e não somente a partir do momento da convalidação em diante.
Esse ato seria anulável, além disso, a convalidação atua apenas na Forma e Competência
GAB E
O Direito Adm. brasileiro adota a teoria dualista que divide os atos inválidos em atos nulos e atos anuláveis, conforme a maior ou menor gravidade do vício. Dessa forma, os atos nulos são aqueles com vício insanável, sendo que diante de tal irregularidade a única medida será a invalidação do ato.
Os atos anuláveis possuem vícios sanáveis. Desse modo, admite a existência de vícios sanáveis, isto é, passíveis de convalidação.
Ex: vício de competência podem ser convalidados, desde que a competência não seja exclusiva. Portanto, o ato é passível de convalidação, sendo um ato anulável.
Convalidação:
- Também conhecida como sanatória (ou aperfeiçoamento), é a correção do vício existente no ato administrativo.
- O ato que convalida tem efeitos ex tunc, uma vez que retroage, em seus efeitos, ao momento em que foi praticado o ato originário.
- A convalidação decorre do princípio da segurança jurídica – Di Pietro.
Contribuindo:
OBS: A convalidação é aplicada a atos anuláveis, não a atos nulos.
- A) convalidação: não é forma de extinção, mas correção do vício sanável do ato administrativo, para convalidar tem que ter FoCo (Forma / Competência)
Vício de competência pode ser convalidado se não for ato de competência exclusiva.
- B) revogação: é o desfazimento de um ato válido, mas que deixou de ser conveniente e oportuno.
- C) anulação: o é o desfazimento do ato ilegal.
- D) cassação: se houve o descumprimento dos requisitos para a manutenção do ato, o benefício será cassado. O cidadão deu mole e nós temos o gabarito da questão. Correta
- E) caducidade: é desfazimento de ato administrativo por superveniência de legislação.
Errado
A correção de defeitos de um ato administrativo que o tornou nulo não é chamada de convalidação. A convalidação aplica-se a atos administrativos anuláveis, ou seja, aqueles com defeitos sanáveis, que podem ser corrigidos e se tornam válidos, retroagindo aos efeitos originais. No entanto, atos nulos não podem ser convalidados, pois são irregulares de forma definitiva e devem ser anulados pela administração ou judicialmente para corrigir seus efeitos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo