Julgue os itens que se seguem, acerca da relação jurídica do...
É facultado ao servidor retirar documento de seu local de trabalho, para análise em sua residência, em final de semana, desde que seja caracterizada urgência no procedimento e que haja prévia anuência da autoridade competente.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a possibilidade de um servidor público retirar documentos do local de trabalho para analisá-los em casa. Esse tipo de questão testa o conhecimento do candidato sobre as normas de conduta e obrigações dos servidores públicos, especificamente o que é permitido ou não em termos de manipulação de documentos oficiais.
A alternativa C (certo) indica que é permitido ao servidor retirar documentos para análise em sua residência, desde que sejam cumpridas duas condições: a caracterização de urgência no procedimento e a anuência prévia da autoridade competente.
Essa alternativa está correta porque, de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, um servidor pode retirar documentos em situações excepcionais. A urgência justifica a necessidade extraordinária, enquanto a anuência da autoridade competente garante que a ação será supervisionada e autorizada, minimizando riscos de extravio ou uso indevido dos documentos.
Agora, vamos entender por que a alternativa E (errado) não é a resposta correta. Se a afirmativa dissesse que o servidor pode retirar documentos sem a necessidade de justificar urgência ou sem autorização, ela estaria errada. Isso violaria o compromisso ético do servidor de proteger e preservar documentos públicos, além de comprometer a segurança e integridade das informações.
Quando você se deparar com questões desse tipo, procure identificar palavras-chave como urgência e anuência, que indicam exceções ou condições específicas que devem ser atendidas. Essa estratégia ajuda a compreender quais ações são permitidas ou vedadas sob certas circunstâncias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Decreto 1.171 - Código de Ética dos Servidores
l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;
Diante da urgência citada e da autorização, poderá haver a retirada do documento.
Certo.
Apenas para complementar, segue o Art.17 da Lei 8112:
II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;
GABARITO: CERTO
Seção III
Das Vedações ao Servidor Público
XV - E vedado ao servidor público;
l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;
FONTE: DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo