A gestão de competências no setor público brasileiro desp...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
Vamos entender melhor o tema da questão e as alternativas oferecidas. A questão aborda a gestão de competências no setor público brasileiro, um tema extremamente relevante para quem trabalha ou pretende trabalhar em organizações públicas. A gestão de competências é uma abordagem focada na identificação e desenvolvimento das competências essenciais para o alcance dos objetivos organizacionais. Essas competências são divididas em conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA).
A alternativa D é a correta porque descreve precisamente o objetivo principal da gestão de competências: identificar lacunas funcionais que possam estar retardando ou bloqueando a realização dos objetivos estratégicos da organização. Além disso, essa alternativa ressalta a importância do foco nos resultados e nas competências desejáveis.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
A: A alternativa sugere que a organização pública procura a melhor maneira para qualificar seus líderes e toda a equipe a partir de perfis correlatos. Embora a qualificação seja um aspecto importante, essa alternativa não menciona a identificação de lacunas funcionais nem o foco nos objetivos estratégicos, o que é fundamental na gestão de competências.
B: Esta alternativa menciona a delimitação de objetivos, metas, missão e visão de futuro com foco nas tendências burocráticas organizacionais. No entanto, a gestão de competências vai além das tendências burocráticas; ela foca em resultados e no desenvolvimento de competências específicas para atingir esses resultados.
C: A alternativa fala sobre a qualificação das equipes de servidores públicos para desenvolver suas funções adequadamente. Embora essa seja uma parte da gestão de competências, a alternativa não aborda a identificação de lacunas funcionais nem o alinhamento das competências com os objetivos estratégicos. Portanto, é uma visão limitada do processo.
E: Assim como a alternativa B, esta alternativa menciona a delimitação de objetivos, metas, missão e visão organizacional, mas com foco na avaliação de desempenho. A avaliação de desempenho é uma ferramenta importante na gestão de pessoas, mas a gestão de competências é um processo mais abrangente que envolve a identificação e o desenvolvimento de competências para alcançar os objetivos organizacionais.
Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor o tema e as alternativas. Se precisar de mais detalhes ou tiver outras dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Modelo de gestão que visa orientar seus esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização as competências necessárias à consecução de seus objetivos.
A adoção do modelo requer que a empresa identifique com clareza as lacunas (gaps) ou deficiências em seu quadro funcional que possam bloquear o alcance dos macro objetivos da organização.
Fonte: Aula Professora Cristiana Duran - EVP
A menos errada é a alternativa "d". As alternativas "a", "b" e "c" são baseadas na premissa formal, a "qualificação", que era a forma antiga para estimar a capacidade técnica. A alternativa "e" inverte o processo da gestão de competências, pois, "objetivos, metas, missão e visão organizacional" antecedem a formulação da avaliação. Já alternativa "d" estaria correta não fosse o termo "com precisão", que desconsidera os limites de racionalidade do analista na atividade de diagnóstico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo