No que concerne à microfilmagem de documentos de arquivo no ...
No que concerne à microfilmagem de documentos de arquivo no Brasil, julgue o seguinte item.
Denomina-se sistema híbrido, ou microfilmagem eletrônica,
a junção da microfilmagem e da digitalização na geração
de microfilmes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A microfilmagem eletrônica é a mesma técnica da microfilmagem, com a diferença de que além da microficha, também gera-se uma versão digital do mesmo arquivo.
A microficha deve ser lida por um equipamento chamado leitor de microfilmes, o qual proporciona uma visualização individualizada (documento a documento), ou seja, não permite o acesso simultâneo.
Já a versão digital proporciona o acesso simultâneo, fazendo com que o documento seja acessado independente de posição em rolo de microfilme, agilizando o acesso à informação.
Gabarito do Professor: CERTO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Certo
O processo de microfilmagem eletrônica é realizado por meio de imagens digitais. Existe e está disponível em duas técnicas. Ambas as técnicas sensibilizam a imagem em filmes de gelatina com haletos de prata sobre base de poliéster. O primeiro processo foi introduzido pela Kodak Germany: consiste em converter uma imagem gerada por meios digitais (fotografia ou scanner) em luz projetada em um conjunto de espelhos e sensibilizada
Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2011v16nesp1p40/18062
Sigam no Instagram: @arquivologiacommarilia
Microfilmagem eletrônica (sistema híbrido):
É o processo de digitalizar um documento e posteriormente gravar no filme. Este processo, resume-se nas seguintes etapas: 1. Preparar os documentos – 2. capturar as imagens para o meio digital – 3. processar as imagens em meio digital – 4. gravar imagens no filme.
Os sistemas híbridos que conjugam a micrografia com os atuais sistemas eletrônicos para armazenamento de documentos vêm cada vez mais sendo utilizados, pois a utilização de meios eletrônicos para guarda de documentos ainda não é totalmente segura.
Vantagens da microfilmagem eletrônica:
Backup de informação/Preservação Digital;
Atualização dos antigos equipamentos de microfilmagem tradicional;
Baixo custo operacional;
Pesquisa rápida devido a indexação por imagem;
Não depende da revelação do microfilme;
Qualidade de imagem do microfilme;
Preservação a longo prazo;
Integração de Sistemas;
Desvantagens da microfilmagem eletrônica.
Sua aplicabilidade ainda não está amplamente difundida
Fonte: file:///C:/Users/Marcelo/Downloads/Dossi%C3%AA_2019%20(No%C3%A7%C3%B5es%20b%C3%A1sicas%20de%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20de%20arquivo).pdf
O gabarito da questão é C) Certo.
O sistema híbrido, também conhecido como microfilmagem eletrônica, consiste na utilização da microfilmagem e da digitalização na geração de microfilmes. Nesse sistema, os documentos são digitalizados e depois convertidos em microfilme. Isso permite que as vantagens de ambos os métodos sejam exploradas: a capacidade de pesquisa e acesso da digitalização e a durabilidade e segurança de longo prazo da microfilmagem.
Portanto, a afirmação da questão está correta. A microfilmagem eletrônica é de fato a combinação da microfilmagem tradicional e da digitalização.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo