Hortência, empregada da empresa Flor, está afastada de seus...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q288252 Direito Previdenciário
Hortência, empregada da empresa Flor, está afastada de seus serviços em razão de acidente de trabalho que lhe decepou o dedo polegar. Assim, após o décimo sexto dia de afastamento a referida empregada começou a gozar de auxílio-doença acidentário. Neste caso, considerando que o acidente ocorreu no ano de 2011, em regra, o auxílio- doença acidentário
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos entender o benefício do auxílio-doença acidentário, um tema importante no direito previdenciário. Este benefício é devido ao trabalhador que fica incapacitado para o trabalho devido a um acidente de trabalho.

De acordo com a legislação vigente na época mencionada (2011), o auxílio-doença acidentário é regido pela Lei nº 8.213/1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social. Vamos analisar as alternativas e entender por que a resposta correta é a alternativa A.

Legislação Aplicável: O Artigo 61 da Lei nº 8.213/1991 estabelece que o valor do auxílio-doença acidentário consiste em uma renda mensal correspondente a 91% do salário-de-benefício.

Alternativa Correta:

A - consistirá numa renda mensal correspondente a 91% do salário-de-benefício.

Esta é a alternativa correta porque, conforme o Artigo 61 da Lei nº 8.213/1991, o benefício do auxílio-doença acidentário é calculado com base em 91% do salário-de-benefício do segurado. Essa porcentagem é fixa e não varia, garantindo uma renda mensal para o trabalhador afastado devido a acidente de trabalho.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - consistirá numa renda mensal correspondente a 100% do salário-de-benefício.

Esta alternativa está incorreta porque a legislação estabelece que o auxílio-doença acidentário é de 91% do salário-de-benefício, e não 100%. O valor de 100% seria aplicável em outros tipos de benefícios, como a aposentadoria por invalidez em alguns casos.

C e D - dependerá de perícia médica realizada por perito especialista do INSS, obrigatoriamente, dentro de trinta/sessenta dias a contar do acidente.

Ambas as alternativas são incorretas porque a necessidade de perícia médica não está vinculada a um prazo fixo de trinta ou sessenta dias após o acidente. A perícia médica é um procedimento necessário para a concessão do benefício, mas os prazos específicos mencionados não são aplicáveis conforme a legislação.

E - consistirá numa renda mensal que poderá variar de 40 a 90% do salário-de-benefício.

Esta alternativa está incorreta porque o auxílio-doença acidentário é fixado em 91% do salário-de-benefício, sem variação percentual. A faixa de 40 a 90% pode confundir o aluno com outros benefícios, como aposentadorias por tempo de contribuição, que utilizam diferentes critérios de cálculo.

Nota Final: É essencial prestar atenção aos detalhes e palavras-chave, como "acidentário" e "salário-de-benefício", para evitar confusões e resolver questões sobre benefícios previdenciários com confiança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: A
7
Espeto ter ajudado. Bons estudos!!!!

O artigo 61 da Lei 8.213 embasa a resposta correta (letra A):

O auxílio-doença, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistirá numa renda mensal correspondente a 91% (noventa e um por cento) do salário-de-benefício, observado o disposto na Seção III, especialmente no art. 33 desta Lei.

O AUXÍLIO DOENÇA CORRESPONDE A 91% DO SÁLARIO DE BENEFÍCIO.

O BENEFÍCIO  SERÁ DEVIDO;
A CONTAR DO DÉCIMO SEXTO DIA DO AFASTAMENTO DA ATIVIDADE PARA O SEGURADO EMPREGADO.EXETO O DOMÉSTICO;

A CONTAR DA DATA DO INÍCIO DA INCAPACIDADE PARA OS DEMAIS SEGURADOS;OU

A CONTAR DA DATA DO REQUERIMENTO.QUANDO REQUERIDO APÓS O TRIGÉSIMO DIA DO AFASTAMENTO DA ATIVIDADE,PARA TODOS OS SEGURADOS


 

Alguém sabe qual o prazo para a realização da perícia médica?

Não há prazo, mas no sul, através de uma ACP, ficou fixado o prazo de 45 dias, após o qual o benefício deve ser concedido automaticamente.

http://giselejuca.jusbrasil.com.br/artigos/111868403/a-pericia-medica-deve-ter-prazo-limite-para-ser-realizada-pelo-inss

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo