Depois da maior tragédia da aviação nacional, o acidente ent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2007 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2007 - TJ-SP - Técnico Judiciário |
Q395670 Conhecimentos Gerais
Depois da maior tragédia da aviação nacional, o acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, em setembro de 2006, uma séria crise atingiu o setor aéreo e
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: A - desencadeou uma operação-padrão dos controladores aéreos, insatisfeitos com as condições de trabalho, o que gerou atrasos e cancelamentos de vôos.

O acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, ocorrido em setembro de 2006, foi um dos mais trágicos da aviação brasileira e provocou uma série de efeitos no setor aéreo nacional. Vamos entender o contexto e os conhecimentos necessários para resolver esta questão.

Primeiramente, após o acidente, uma crise se instalou no setor aéreo brasileiro, revelando problemas estruturais e operacionais graves. Os controladores de tráfego aéreo manifestaram insatisfação com as condições de trabalho, o que levou à chamada operação-padrão. Esta operação consiste em seguir rigorosamente todos os procedimentos, o que, na prática, pode gerar atrasos e cancelamentos de voos, devido à maior rigidez no cumprimento das normas.

A questão exige que o candidato tenha conhecimento sobre os desdobramentos do acidente de 2006, como a crise no setor aéreo e as reações dos controladores de tráfego aéreo. Vamos analisar as alternativas:

A: Esta alternativa está corretíssima. Ela menciona a operação-padrão dos controladores aéreos, que foi uma resposta às más condições de trabalho e que causou atrasos e cancelamentos de voos.

B: Esta alternativa está incorreta porque não houve uma CPI instalada no Congresso por ordem do presidente da República. A motivação principal para a crise e as reações subsequentes não foi a popularidade do governo.

C: Esta alternativa também está incorreta, pois a crise aérea de 2006 não revelou um domínio das empresas aéreas sobre a Infraero, mas sim problemas no controle e gestão do tráfego aéreo.

D: Esta opção está errada. A crise não causou uma quebra de hierarquia militar que levasse à demissão do Ministro da Defesa e à punição dos controladores de voo. Houve insatisfação e manifestações, mas não desta forma.

E: Esta alternativa está incorreta. Não houve desmilitarização do setor aéreo após a crise de 2006; o controle de tráfego aéreo continuou sob a responsabilidade da Força Aérea Brasileira.

Dessa forma, somente a alternativa A reflete corretamente os desdobramentos da crise no setor aéreo após o acidente de 2006, destacando a insatisfação dos controladores aéreos e a operação-padrão que resultou em atrasos e cancelamentos de voos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo