Observe atentamente as afirmativas a seguir. I. “___________...
I. “____________________ é o conjunto de atribuições de direção, chefia e assessoramento, de caráter transitório, criada por lei específica, da qual decorre vantagem pecuniária, gratificada, conforme prevê a Constituição Federal.”
II. “Serão exercidas(os) exclusivamente por servidores ocupantes de cargos de _____________________.”
III. “A nomeação será feita pelo_____________, no âmbito do Poder Executivo, e pelo___________________, no âmbito do Poder Legislativo.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
A questão aborda o tema de agentes públicos, especificamente sobre a definição e características dos cargos em comissão e funções de confiança. Esses conceitos são fundamentais para entender como se dá o preenchimento de cargos de direção, chefia e assessoramento no serviço público. Para resolver a questão, é necessário conhecer as diferenças entre cargos efetivos, funções de confiança e cargos em comissão, bem como a forma de nomeação em diferentes poderes.
Alternativa Correta: B
A alternativa B é a correta.
- I. Função de confiança: A definição apresentada se refere às funções de confiança, que são exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargos efetivos, como indicado na Constituição Federal. Elas são de caráter transitório e visam atribuições de direção, chefia e assessoramento.
- II. Provimento efetivo: Conforme a legislação, as funções de confiança devem ser exercidas por servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo. Ou seja, aqueles que ingressaram no serviço público por meio de concurso.
- III. Prefeito Municipal / Presidente da Câmara de Vereadores: No âmbito dos municípios, a nomeação para funções de confiança no Poder Executivo é feita pelo Prefeito Municipal, e no Poder Legislativo, pelo Presidente da Câmara de Vereadores.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A: Erra ao afirmar que as funções de confiança são exclusivas de provimento efetivo, o que está correto, mas mistura conceitos ao mencionar nomeações que não se aplicam neste contexto.
- C: Confunde cargos em comissão com funções de confiança. Cargos em comissão podem ser ocupados por qualquer pessoa, não somente servidores efetivos, e a nomeação inversa mencionada não corresponde ao padrão aplicado.
- D: Apresenta erro ao mencionar a nomeação por vice-presidentes e vice-prefeitos, o que não condiz com a prática e estrutura de nomeação para essas funções.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O art. , inciso da de 1988 dispõe que: "as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento".
https://www.jusbrasil.com.br/artigos/funcao-de-confianca-x-cargo-em-comissao/170918728
I - Função de Confiança;
II - Provimento Efetivo;
III - Prefeito Municipal/Presidente da Câmara de Vereadores.
Gabarito: B
REVISAR
.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo