Mévio é servidor público efetivo da Câmara Municipal de Pou...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2287816 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
Mévio é servidor público efetivo da Câmara Municipal de Pouso Alegre, mas, em razão dos cursos concluídos, ocorre a passagem do cargo atual para outro da mesma natureza, para exercício da função de chefia, deixando o cargo de origem vago. Considerando o Estatuto dos Servidores Públicos de Pouso Alegre, houve a vacância do cargo em razão de
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Letra (B) é a alternativa mais adequada, segundo Celso Antônio Bandeira de Mello, a promoção consiste em forma de provimento derivado vertical, na qual o servidor passa a ocupar um cargo mais elevado dentro da mesma carreira. Entretanto, o trecho “para exercício da função de chefia" não se relaciona diretamente com a promoção.

A Letra (D) está incorreta, a ascensão funcional materializada pela “ascensão” e “transferência”, consistiam em formas de provimento em que o servidor passaria de uma carreira para outra, contrariando a Constituição Federal, consoante entendeu o STF por meio da Súmula Vinculante 43: É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

Fonte: Estratégia Concursos. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo