Considerando-se os aspectos linguísticos e semânticos do te...
I. A correção seria mantida caso a expressão “a uma carta” fosse substituída por “por uma carta”. II. Os dois trechos no texto delimitados pelas aspas demonstram diferentes funções para este sinal de pontuação. III. A forma verbal “recebera” promove uma localização temporal anterior à ação igualmente concluída indicada por “respondeu”. IV. A expressão “Custa-lhe” teria sua correspondência, de acordo com a adequação da norma padrão da língua, em “Custa a ele”.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (13)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito na alternativa C
Solicita-se julgamento das assertivas abaixo:
I. A correção seria mantida caso a expressão “a uma carta” fosse substituída por “por uma carta”.
Incorreta. Seria possível a substituição em um contexto especifico no qual a preposição "por" seja equivalente semântico da locução "por meio de", indicativa de modo ou meio. No contexto em tela o termo preposicionado é complemento verbal de "responder", não sendo admitida a substituição.
"...respondeu a uma carta que recebera..."
II. Os dois trechos no texto delimitados pelas aspas demonstram diferentes funções para este sinal de pontuação.
Incorreta. A primeira passagem demarcada por aspas destaca o conteúdo, ou parte do conteúdo, da carta que Mário de Andrade enviou como resposta a Fernando Sabino. A segunda passagem é transcrição de trecho do livro citado pelo autor.
Não há que se falar em "diferentes funções" do uso das aspas, de sorte que são empregadas, nos dois casos, para citar diretamente a produção ortográfica de outrem.
III. A forma verbal “recebera” promove uma localização temporal anterior à ação igualmente concluída indicada por “respondeu”.
Correta. O verbo "percebera" está em forma de pretérito mais-que-perfeito do indicativo, indicando ação passada anterior a outra ação também passada.
IV. A expressão “Custa-lhe” teria sua correspondência, de acordo com a adequação da norma padrão da língua, em “Custa a ele”.
Correta. O pronominal oblíquo ligado ao verbo faz as vezes de objeto indireto e é substituível pela forma preposicionada "a ele".
"Custa a ele aprender o seu lugar no mundo."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo