[Questão inédita] O sistema presidencialista de governo surg...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é o sistema presidencialista de governo, que é adotado no Brasil e tem características específicas que o diferenciam do sistema parlamentarista. A Constituição Federal de 1988 estabelece as bases do presidencialismo no país.
No presidencialismo, a chefia de Estado e a chefia de Governo são exercidas pela mesma pessoa, o Presidente da República. Isso significa que o poder executivo é centralizado em uma única figura, ao contrário do parlamentarismo, onde essas funções podem ser divididas entre o chefe de Estado (por exemplo, um monarca ou presidente) e o chefe de Governo (primeiro-ministro).
Vamos analisar cada uma das alternativas:
Alternativa A: A afirmação de que no presidencialismo a chefia é dual está incorreta. Essa característica é típica do sistema parlamentarista, onde há duas figuras distintas para as chefias de Estado e de Governo.
Alternativa B: No presidencialismo, o Presidente não pode ser destituído por voto de desconfiança do parlamento, como ocorre no sistema parlamentarista. No Brasil, a destituição do Presidente ocorre por meio de um processo de impeachment, previsto na Constituição Federal.
Alternativa C: Também está incorreta, pois no presidencialismo, o mandato do Presidente tem tempo determinado. No Brasil, esse mandato é de quatro anos, conforme disposto na Constituição.
Alternativa D: Correta. No presidencialismo, a chefia é monocrática, com o Presidente exercendo as funções de chefe de Estado e chefe de Governo. O poder concentrado nas mãos do Presidente é uma característica essencial desse sistema.
Alternativa E: Incorreta, pois o Brasil já adotou o sistema parlamentarista em dois períodos: entre 1961 e 1963, e durante o Império, de 1847 a 1889.
Um exemplo prático é o sistema de governo atual nos Estados Unidos, onde o Presidente exerce tanto a chefia de Estado quanto a de Governo, sendo a principal figura do poder executivo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O sistema presidencialista de governo surge nos Estados Unidos com a elaboração da Constituição de 1787, buscando superar o sistema parlamentarista oriundo da Inglaterra colonizadora. Acerca de suas características essenciais adotadas pela Constituição Federal de 1988, pode-se afirmar que: No presidencialismo a chefia é monocrática, pois o poder é concentrado nas mãos do Presidente, cumulando as funções de chefe de Estado e chefe de Governo.
O sistema de governo do Brasil é o presidencialismo: caracteriza-se, primordialmente, pelo fato da chefia de governo e de Estado estarem centradas em uma única autoridade – o Presidente da República.
A CF consagrou um Executivo monocrático, cumprindo ao presidente da República, auxiliado pelos ministros do Estado, exercer as funções de chefe de Estado e das de chefe de Governo, sem qualquer ingerência do Congresso Nacional, para ser investido no cargo e nele permanecer.
O presidente da República deverá chefiar a administração interna dos órgãos que lhes são vinculados, bem como as Forças Armadas.
Gabarito"D".
A questão aborda o sistema presidencialista de governo, suas características essenciais e sua adoção pela Constituição Federal de 1988.
Por que a Alternativa "D" é a Correta
A alternativa "D" afirma que no presidencialismo a chefia é monocrática, pois o poder é concentrado nas mãos do Presidente, cumulando as funções de chefe de Estado e chefe de Governo.
O sistema presidencialista caracteriza-se pela concentração de poderes nas mãos do Presidente, que exerce simultaneamente as funções de chefe de Estado e chefe de Governo.
Explicação das Demais Alternativas.
Alternativa "A": Errada porque no presidencialismo a chefia é monocrática, e não dual.
Alternativa "B": Errada porque no presidencialismo o Presidente não pode ser destituído do cargo pelo parlamento por meio de moção ou voto de desconfiança.
Alternativa "C": Errada porque no presidencialismo o mandato do Presidente tem tempo determinado, e não é vitalício.
Alternativa "E": Errada porque no Brasil houve a adoção do sistema parlamentarista durante o período de 1961 a 1963.
Resumo das Explicações das Alternativas.
Alternativa "A": Chefia dual é característica do parlamentarismo.
Alternativa "B": Destituição do Presidente ocorre no parlamentarismo.
Alternativa "C": Mandato vitalício é característico de monarquias.
Alternativa "D": Chefia monocrática é característica do presidencialismo.
Alternativa "E": O Brasil já adotou o parlamentarismo.
Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo