Sobre o tema “Princípios Fundamentais da Constituição da Rep...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1102683 Direito Constitucional
Sobre o tema “Princípios Fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil”, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação do enunciado: A questão trata dos Princípios Fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil, que estão estabelecidos nos artigos iniciais da Constituição de 1988. O foco é identificar a alternativa correta sobre esses princípios.

Legislação aplicável: Os Princípios Fundamentais estão principalmente nos artigos 1º a 4º da Constituição Federal. Eles incluem conceitos como soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, e os fundamentos e objetivos da República.

Explicação do tema central: Os princípios fundamentais são elementos norteadores da Constituição. Eles definem a estrutura do Estado e os valores essenciais que devem guiar a interpretação das normas constitucionais. Neste contexto, a separação de poderes e a divisão dos poderes são aspectos cruciais, pois garantem um funcionamento equilibrado e preventivo contra abusos.

Exemplo prático: Imagine um Estado onde o poder legislativo também pudesse executar as leis sem qualquer fiscalização. Isso poderia levar a abusos de poder. A separação de poderes impede que isso ocorra, promovendo um sistema de freios e contrapesos.

Justificativa da alternativa correta (B): A alternativa B está correta porque a doutrina divide os poderes com base na especialização funcional (cada poder tem suas funções específicas) e na independência orgânica (cada poder é independente na sua estrutura e funcionamento). Essa divisão é essencial para o funcionamento do Estado Democrático de Direito.

Análise das alternativas incorretas:

A - A separação de poderes não é absoluta, mas sim relativa. Existem mecanismos de controle e fiscalização entre os poderes para garantir o equilíbrio e evitar abusos.

C - A definição de soberania está incorreta. Na realidade, a soberania no plano externo refere-se à independência do Estado em relação aos outros Estados, e no plano interno, à supremacia do poder estatal sobre o território e a população.

D - O conceito de federalismo assimétrico não é o que a Constituição de 1988 adota. Ela estabelece um federalismo cooperativo, onde há uma distribuição de competências entre as diversas esferas de governo, mas não faz concessões ao federalismo simétrico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA - B.

Elementos que fundamentam a separação dos poderes:

Especialização funcional: significa que cada órgão é especializado no exercício de uma função.

Independência orgânica: inexistência de qualquer meio de subordinação entre os poderes.

GAB: LETRA B

Dica rápida:

Federalismo Simétrico - visa a uma repartição de competências e receitas de forma paritária e isonômica entre os entes integrantes da federação. Essa forma de federalismo parte de um pressuposto de isonomia entre os entes;

Federalismo Assimétrico (adotado pela CF/88) - parte do pressuposto de que existem exacerbadas desigualdades regionais (socioeconômicas, políticas, culturais) e busca reverter esse quadro com a realização de programas e a distribuição de atribuições diferenciadas entre os entes para equacionar as desigualdades. Um típico exemplo de federalismo Assimétrico é o Canadá, em cujo Estado as línguas francesa e inglesa são oficiais, de forma a atender a todos os integrantes de seu território. Cabe observar que a assimetria ora tratada não gera discriminação entre os entes. Ela serve, na verdade, para reduzir a discriminação existente, quando for absurda ou arbitrária;

a) Errado.

A independência entre os Poderes não é absoluta, é limitada pelo sistema de freios e contrapesos, de origem norte-americana.

b) Certo.

Especialização funcional: requer a independência manifestada pela inexistência de qualquer meio de subordinação.

Independência orgânica: significando que cada órgão é especializado no exercício de uma função.

c) Errado.

Soberania interna: significa que o poder do Estado é o mais alto existente dentro do Estado.

Soberania externa: significa que, nas relações recíprocas entre os Estados, não há subordinação nem dependência, e sim igualdade.

d) Errado.

Federalismo Simétrico: é aquele em que se verifica certa homogeneidade cultural, de grau de desenvolvimento e também de língua adotada pelos entes integrantes pelos entes federativos. Ex: Brasil.

Federalismo Assimétrico: é aquele caracterizado pela diversidade de língua e cultura, como é o caso da Federação do Canadá, que é bilíngue e multicultural.

a) Errado.

A independência entre os Poderes não é absoluta, é limitada pelo sistema de freios e contrapesos, de origem norte-americana.

b) Certo.

Especialização funcional: requer a independência manifestada pela inexistência de qualquer meio de subordinação.

Independência orgânica: significando que cada órgão é especializado no exercício de uma função.

c) Errado.

Soberania interna: significa que o poder do Estado é o mais alto existente dentro do Estado.

Soberania externa: significa que, nas relações recíprocas entre os Estados, não há subordinação nem dependência, e sim igualdade.

d) Errado.

Federalismo Simétrico: é aquele em que se verifica certa homogeneidade cultural, de grau de desenvolvimento e também de língua adotada pelos entes integrantes pelos entes federativos. Ex: Brasil.

Federalismo Assimétrico: é aquele caracterizado pela diversidade de língua e cultura, como é o caso da Federação do Canadá, que é bilíngue e multicultural.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo