Aumentar os impostos sobre o consumo de bens preço- elástico...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q90928 Economia
Governos atuam por meio da implementação de políticas
econômicas, visando elevar positivamente o nível de atividade,
emprego e preços da economia. No sentido microeconômico,
governos também interferem em mercados específicos por meio
de impostos e subsídios, entre outros meios. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.

Aumentar os impostos sobre o consumo de bens preço- elásticos é uma medida eficaz para aumentar a arrecadação tributária estatal.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - errado

Tema central da questão: A questão aborda o impacto dos impostos sobre bens com elasticidade-preço da demanda e como isso afeta a arrecadação tributária. Este é um conceito importante na Microeconomia, que analisa a forma como o comportamento dos consumidores varia em resposta a mudanças de preço.

Resumo teórico: A elasticidade-preço da demanda mede a sensibilidade da quantidade demandada de um bem às variações em seu preço. Quando a demanda é preço-elástica, um pequeno aumento no preço leva a uma grande redução na quantidade demandada. Assim, para bens com alta elasticidade-preço, o aumento de impostos e, consequentemente, do preço, pode resultar em uma queda significativa na quantidade vendida, reduzindo a arrecadação total.

Justificativa para a alternativa "E - errado": Aplicar impostos sobre bens com demanda preço-elástica não é eficaz para aumentar a arrecadação tributária. Isso ocorre porque o aumento de preço causa uma grande diminuição na quantidade demandada, podendo até mesmo diminuir a arrecadação total. Para maximizar a arrecadação, seria mais eficaz tributar bens com demanda inelástica, onde as quantidades demandadas não diminuem tanto com o aumento do preço.

Análise da alternativa correta: A alternativa correta é "E - errado" porque o enunciado sugere que aumentar impostos sobre bens preço-elásticos aumentaria a arrecadação, o que está incorreto. Em vez disso, ao aumentar impostos sobre tais bens, o governo poderia enfrentar uma queda na receita devido à redução significativa na quantidade demandada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Aumentar a tributação sobre Bens ineláticos é forma de aumentar a arrecadação, pois é o mesmo que dizer que " o consumidor não tem para onde correr: é inelástico-preço". Vlw.
Bens com preço elástico tem forte reação dos consumidores, ou seja, o aumento dos impostos sobre o consumo desses bens não será eficaz para aumento arrecadação tributária.
Quanto maior a elasticidade preço, mais consumidores deixaram de consumir diante de um aumento de preços e mais consumidores vão comprar diante de uma redução do mesmo. Se o aumento de preço é decorrente da vontade do administrador ou do aumento dos impostos, matéria-prima, não faz diferença.

Para quem não tem acesso a resposta. Gaba: ERRADO

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo