A partir dos anos 1980 forja-se, no Brasil, o que ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q445323 Serviço Social
A partir dos anos 1980 forja-se, no Brasil, o que Mota (2008) denominou “cultura política da crise”, cujo eixo principal é o desenvolvimento do processo de:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pessoal, não precisamos ser agressivos em nossos comentários. Os colegas que postam os gabaritos normalmente estão procurando ajudar os colegas que não tem a assinatura do site, mas que utilizam as 10 questões abertas diariamente. 

A reorganização do capital como estratégia de enfrentamento à crise baseou-se, segundo Mota (2008), numa reconstituição mundial do processo acumulativo, pautada em redefinições no mundo do trabalho, desde a divisão sociotécnica do trabalho até a desestruturação das relações trabalhistas e o surgimento de novas exigências ao trabalhador, como também em definições de estratégias políticas e institucionais para manter o domínio do capital na reprodução social.

vamos nos ajudar gente

Essa é a fase que sinaliza a reestruturação produtiva, sob o modelo japonês de produção, o toyotismo. Tal modelo consiste na produção em grande escala, atentando para as necessidades específicas do mercado e para as diversidades culturais e territoriais, evitando, assim, o estoque de mercadorias.

A base desse novo modelo de produção, o capital promove a “desterritorialização da produção”, ou seja, transfere indústrias de um local para outro (especialmente países e áreas periféricas) que tenham condições acessíveis para sua rentabilidade e

desenvolvimento, como mão-de-obra barata e subsídios estatais. Direitos trabalhistas e lutas sindicais são desconsiderados, expressando, assim, uma relação desigual e de exploração entre países centrais e periféricos.

Essas transformações operadas pelo capital têm como objetivo superar a queda nas taxas de lucro e, para tanto, utiliza-se da exploração da força de trabalho, pautadas em formas precárias de emprego (sem direitos trabalhistas), terceirizações, dentre

outros. Essa conjuntura político-econômica, sob a ótica do trabalho, implicou na reconfiguração da questão social que, segundo Netto; Braz (2007, p.220-221):

As reformas na seguridade - saúde, previdência e assistência - se dão sob o trinômio neoliberal: privatização, focalização e descentralização. São excluídas as arenas de debate e negociação sob o argumento da crise (Behring, 2003, p. 248). A tendência é privatizar os programas de previdência e saúde e ampliar os programas assistenciais por meio do discurso da cultura da crise (Mota, 1995). 

ja foi agressiva, e centralista, é ainda mais obrigado a todos que tem ajudado, no momento me encontro desempregado e estou querendo estudar, só isso, eu sou do Serviço Social, 5 semestre, você Suzana não precisa postar nada e nem fazer qualquer tipo de comentarios, sua participação não interessa devido a sua falta de ser e só pensa em ter, continua como esta se ja é uma assistente social, não digo que sera com letra maiuscula. Sim e quando eu puder vou sim fazer o plano e vou sim compartilhar, obrigado a todos continuo aqui

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo