Acerca de aspectos relacionados a direitos humanos, julgue o...
Os direitos humanos fundamentais são absolutos, não podendo ser relativizados.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
um direito pode preponderar o outro
nenhum direito é absoluto
so existem dois DH absolutos= tortura e escravidão
ERRADO
Declaração Universal dos Direitos Humanos – DUDH -
➤ CRIADA APÓS A 2 GUERRA MUNDIAL
➤ OBJETIVO: NUNCA mais acontecer atrocidades cometidas na 2 guerra mundial
➤ NÃO apresenta força de lei
➤ Engloba os direitos de 1 e 2 geração
➤ Não engloba os direitos de 3 geração
>>> OBSERVAÇÃO <<<
➤ Regra: todo direito é relativo
➤ Exceção: vedação à tortura e à escravidão
➤ Não existe direito absoluto
➤ A prevalência de um direito sobre o outro depende da análise do caso concreto
➤Aprovada sob forma de RESOLUÇÃO.
➤Princípio/Direitos Humanos essenciais: Vida, Igualdade, Liberdade, Propriedade e Segurança ( mnemônico V.I.L.P.S – assim como presente no caput do art. 5º CF/88 )
➤ Apresenta força jurídica vinculante.
➤ Não tem força Normativa , Portanto Não pode aplicar Sanções aos Estados (Como é uma Resolução, trata- se de uma Mera Carta de Intenções)
➤ Não prevê expressamente instrumentos ou órgãos próprios para sua aplicação compulsória.
➤ Atualmente, prevalece o entendimento de que seus dispositivos são juridicamente vinculantes, especialmente se considerarmos que seus preceitos já foram positivados em outros tratados e no Direito Interno de muitos Estados.
➤ Mesmo não tendo força Normativa, os Estados signatários se comprometeram a observá-la, seus dispositivos atualmente são considerados juridicamente vinculantes.
➤ O sistema global de proteção dos direitos humanos foi instaurado pela Carta Internacional dos Direitos Humanos.
➤ Carta Internacional dos Direitos Humanos é a denominação dada pela doutrina à junção da Declaração Universal dos Direitos Humanos - DUDH (1948), do Pacto Internacional dos Direito Civis e Políticos (1966) e do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966).
➤ A Internacionalização dos direitos humanos tem como marco inicial a DUDH, primeiro documento de dimensão mundial a tratar de forma abrangente o tema dos direitos humanos.
➤A DUDH inovou a concepção dos direitos humanos, porque universalizou os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, porém, uma geração não se sobrepõe a outra, não se privilegia qualquer uma delas em detrimento da outra.
➤ A DUDH traz de forma expressa os direitos de primeira e segunda geração, entretanto, não previu os direitos de Terceira geração como a proteção ao meio ambiente.
➤A DUDH prevaleceu a concepção da unidade e indivisibilidade dos direitos humanos, segundo a qual todos os direitos deveriam ser proclamados na Declaração e compreendidos num mesmo patamar. Então, a Declaração anunciou direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais, todos reconhecidos em paridade hierárquica.
➤ A DUDH assegura todas as garantias de defesa, de modo que garanta de forma expressa a presunção de inocência até que a culpabilidade de alguém tenha sido provada.
➤DUDH é o primeiro documento de dimensão mundial .
➤ DUDH NÃO é o primeiro documento a tratar dos direitos humanos.
Errado.
Cadastro reservo, a doutrina majoritária entende que não há direitos humanos e direitos fundamentais absolutos. Apenas nosso brother Bobbio entende que o direito de não ser escravizado e o direito de não ser torturado são absolutos.
Direito fundamental do "Homem" (H) é 1,2,3 I RUA!!!
H = Historicidade = são históricos, sempre tem uma crescente interpretação, o rol de diretos fundamentais sempre é crescente.
I = Inalienabilidade = os direitos fundamentais não são passíveis de serem comercializados
I = Imprescritibilidade = imprescritíveis, não estão sujeitos a prescrição
I = Irrenunciabilidade = não se pode renunciar os direitos fundamentais todos ao mesmo tempo e por todo o tempo. Ex: direito a intimidade e imagem- BBB, são renunciáveis por um dado momento.
R = Relatividade = sempre são aplicados em conflito um com o outro. Todos são aplicados de forma concorrencial, verificados no caso concreto qual prevalecerá. Ex: até mesmo direito à vida não é absoluto em face de outro direito a vida, quando se permite o aborto para que a mãe sobreviva.
U = Universalidade = se aplicam também aos estrangeiros não residentes no Brasil, são universais, se aplicam a todos.
A = Aplicabilidade imediata.
Tenho um resumo massa de teoria geral dos direitos fundamentais GRATUITO. Pede lá no @reviseodireito
Bjuuus
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo