Diante da multiplicidade de configurações da família contem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2017 - TJ-SP - Psicólogo Judiciário |
Q824152 Psicologia
Diante da multiplicidade de configurações da família contemporânea, para além do arranjo representado pela união de um homem e uma mulher que desejam ou não ter filhos, Isabel Gomes se pergunta (In: Fères-Carneiro, 2016), se ainda seria válida a visão de Sigmund Freud sobre as mulheres e seu papel na família: centrado na figura masculina, trazendo à tona a incompletude emocional e social. A autora conclui que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

b ... sem entender!

vale a leitura:

Ao meu ver, a autora do enunciado, questiona a visão de Freud (e seus contemporâneos), tendo em vista o atual funcionamento familiar.

Por isso marquei letra "E".

Não entendi como foi parar na "B".

No ebook "Família e Casal: efeitos da contemporaneidade" organizado pela Fères-Carneiro, na introdução temos:

"Nos vários trabalhos em que as novas configurações familiares são alvo de investigação, discute-se o quanto podemos considerar que esses modelos são inéditos ou são reproduções camufladas de arranjos tradicionais com uma roupagem discursiva pós-moderna. Fica evidente que demandas modernas coexistem com padrões clássicos de funcionamento do sistema familiar, o que aumenta a complexidade do trabalho de pesquisa sobre os diferentes fenômenos que dizem respeito à família. Constata-se ainda que, quaisquer que sejam os novos arranjos, as funções do modelo tradicional permanecem, não importando se desempenhadas por distintos membros da família." (grifo meu)

B.

Embora as configurações de família tenham mudado, o modelo tradicional de família ainda é presente (mulher/passiva e homem/ativo), e justamente por isso Freud não é obsoleto.

A questão aqui é não ter um pensamento dicotômico, pois as ideias de Freud não são obsoletas, assim como também não se aplicam a todos os modelos de família.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo