Sobre súmula vinculante, assinale a alternativa correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2522280 Direito Constitucional
Sobre súmula vinculante, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo o disposto no artigo 7º, da Lei nº 11.417/2006, da decisão judicial ou do ato administrativo que contrariar enunciado de súmula vinculante e cabível reclamação ao Supremo Tribunal Federal, sem prejuízo dos recursos ou outros meios admissíveis de impugnação.

No entanto, o § 1º, do dispositivo acima mencionado, aduz que o uso da reclamação só será admitido após esgotamento das vias administrativas.

As respostas estão na LEI Nº 11.417, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006 (Regulamenta a edição, a revisão e o cancelamento de enunciado de súmula vinculante)

Letra A - INCORRETA.

Artigo 3o - § 1º O Município poderá propor, incidentalmente ao curso de processo em que seja parte, a edição, a revisão ou o cancelamento de enunciado de súmula vinculante, o que não autoriza a suspensão do processo.

Letra B - INCORRETA

Artigo 3o - § 2º No procedimento de edição, revisão ou cancelamento de enunciado da súmula vinculante, o relator poderá admitir, por decisão irrecorrível, a manifestação de terceiros na questão, nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal.

Letra C - CORRETA

Artigo 7o - § 1º Contra omissão ou ato da administração pública, o uso da reclamação só será admitido após esgotamento das vias administrativas.

Letra D - INCORRETA

Art. 6º - A proposta de edição, revisão ou cancelamento de enunciado de súmula vinculante não autoriza a suspensão dos processos em que se discuta a mesma questão.

Letra C - CORRETA

Artigo 7o - § 1º Contra omissão ou ato da administração pública, o uso da reclamação só será admitido após esgotamento das vias administrativas.

É UM DAS EXEÇÕES AO PRINCÍPIO INAFASTABILIDADE DE JURISDIÇÃO

letra c

ADENDO

Artigo 927: três graus de eficácia vinculante:

- GRANDE: em qualquer grau de jurisdição cabe RECLAMAÇÃO, não precisa exaurir as vias ordinárias:

I - desrespeito de decisão do STF em ADI

II - desrespeito a súmulas vinculantes 

III - desrespeito a decisão em IRD

IV- desrespeito decisão IAC

- MÉDIO: só caberá RECLAMCAO após exaurimento das vias ordinárias

I - decisão que precedente de Resp e RE repetitivos

II - RE com repercussão geral

- BAIXO: NAO CABE RECLAMAÇÃO 

I - decisão que desrespeita súmulas do STF em matéria constitucional e do STJ em matérias infraconstitucionais

II - decisão que desrespeita orientação do plenário ou órgão especial aos quais estiverem vinculados

Dica que me ajuda MUITO:

LEI X SÚMULA VINCULANTE = ADIN

ATO ADMINISTRATIVO OU DECISÃO JUDICIAL X SÚMULA VINCULANTE = RECLAMAÇÃO.

CPC: Art. 988. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para: III - garantir a observância de enunciado de súmula vinculante e de decisão do Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade.

- LEI 11.417/06 Art. 7º Da decisão judicial ou do ato administrativo que contrariar enunciado de súmula vinculante, negar-lhe vigência ou aplicá-lo indevidamente caberá reclamação ao Supremo Tribunal Federal, sem prejuízo dos recursos ou outros meios admissíveis de impugnação.

 

SÚMULA Nº 734: NÃO CABE RECLAMAÇÃO QUANDO JÁ HOUVER TRANSITADO EM JULGADO O ATO JUDICIAL QUE SE ALEGA TENHA DESRESPEITADO DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. O correto é AÇÃO RESCISÓRIA, e não com reclamação.

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo