Vitor Paro, no livro Administração Escolar: introdução críti...
Vitor Paro, no livro Administração Escolar: introdução crítica (1999), conceitua a administração como “a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados” e pondera acerca das especificidades da administração adjetivada como “escolar”.
Em sua concepção, a “administração escolar” tem caráter mediador e deve levar em conta os objetivos que se pretende com a educação. Para tanto, cabe, também, aos Administradores Escolares a busca pela realização dos fins educativos, ou seja, tanto as atividades-meio quanto as atividades-fim que se desenrolam na escola perpassam as suas atribuições.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) A gestão escolar pode ser vista por alguns estudiosos como a mediação entre os recursos humanos, materiais, financeiros e pedagógicos, existentes na instituição escolar, e a busca dos seus objetivos, ou seja, o simples ensino, sem a formação para a cidadania.
( ) Uma concepção democrática efetiva-se por meio da participação dos sujeitos sociais envolvidos com a comunidade escolar, na elaboração e construção de seus projetos, como também nos processos de decisão, de escolhas coletivas e nas vivências e aprendizagens de cidadania.
( ) Os objetivos da organização escolar e da organização empresarial não são diferentes. A escola objetiva o cumprimento de sua função de socialização do conhecimento historicamente produzido e acumulado pela humanidade e a empresa visa o lucro.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.