Considere as categorias e classes de cabos do tipo par tran...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - I-200MHz e UTP/FTP e II-600MHz e SSTP.
Vamos entender melhor o tema da questão, que envolve as categorias e classes dos cabos do tipo par trançado, especificamente as Categorias 6 e 7, identificadas também pelas Classes E e F, respectivamente.
Em redes de computadores, os cabos par trançado são amplamente utilizados devido às suas características de redução de interferências eletromagnéticas. Eles são categorizados e classificados com base na largura de banda que suportam e no tipo de blindagem que possuem.
Categoria 6, Classe E:
A Categoria 6 é projetada para suportar frequências de até 250MHz. No entanto, a questão menciona 200MHz, o que está dentro de uma faixa aceitável para alguns contextos de uso. Este tipo de cabo pode ser tanto UTP (Unshielded Twisted Pair) quanto FTP (Foiled Twisted Pair).
Categoria 7, Classe F:
A Categoria 7 é projetada para suportar frequências de até 600MHz, fornecendo uma largura de banda significativamente maior em comparação à Categoria 6. Além disso, a Categoria 7 utiliza cabos SSTP (Shielded and Screened Twisted Pair), que possuem blindagem tanto ao redor de cada par individual quanto ao redor de todos os pares combinados, proporcionando uma maior proteção contra interferências eletromagnéticas.
Agora, analisando a questão:
Alternativa A: I-200MHz e UTP/FTP e II-600MHz e SSTP.
Essa alternativa está correta porque:
- A Categoria 6 suporta até 200MHz e pode utilizar cabos UTP ou FTP.
- A Categoria 7 suporta até 600MHz e utiliza cabos SSTP.
As demais alternativas estão incorretas por não corresponderem corretamente às características de largura de banda e tipos de cabos associados às categorias mencionadas.
Espero que a explicação tenha te ajudado a entender melhor o assunto! Se precisar de mais alguma coisa, estarei por aqui.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Bom, vamos por partes:
1) Sabe-se que os cabos de CAT 6, suportam até 250MHz, e os CAT 6a de até 500 MHz.
2) Como a questão não trata da CAT 6a e sim CAT 6, devemos excluir as questões que ultrapassam os 250MHz para CAT 6, ou seja, os itens 'c)', 'd)' e 'e)'. Sobram então 'a)' e 'b)'.
3) Se levarmos em consideração que a as categorias de cabos evoluiram e consequentemente suas larguras de banda aumentaram, o item 'b)' já é questionável, pois relata apenas 16MHz, ou seja, muito menos que os 200MHz do CAT 6.
4) Para não ficar na dúvida, vale lembrar para que o cabo CAT 7 foi criado para suportar as redes 100 gigabits, já que o CAT 6a cuidou das redes 10 gigabits.
5) Assim, podemos concluir que a alternativa correta é 'a)'.
Vlw! =)
--Cabos sem Blindagem:
1)UTP - (Unshielded Twisted Pair, "cabo de par trançado sem blindagem")
--Cabos com Blindagem:
1)FTP: (Foiled Twisted Pair) – par trançado laminado
--Fina folha de aço ou de liga de alumínio envolve todos os pares do cabo;
--Proteção contra interferência externa;
--Nãoprotege contra crosstalk;(interferência que um par causa em outro par)
2)STP: (Shielded Twisted Pair) – par trançado blindado
--Blindagem individual para cada par de cabos;
--Reduz o crosstalk;
3)SSTP: (Screened Shielded Twisted Pair)
--Blindagem individual para cada par de cabos;
--Segunda blindagem envolvendo todos os pares;
--Especialmente resistentes a interferências externas;
- Categoria do cabo 6 (CAT6): definido pela norma ANSI EIA/TIA-568-B-2.1 possui bitola 24 AWG e banda passante de até 250 MHz e pode ser usado em redes gigabit ethernet a velocidade de 1Gbps.
- (CAT6 é recomendado pela norma EIA/TIA-568-B).
- Categoria: CAT 6a: é uma melhoria dos cabos CAT6. O a de CAT6a significa augmented (ampliado). Os cabos dessa categoria suportam até 500 MHz e podem ter até 55 metros no caso da rede ser de 10Gbps, caso contrario podem ter até 100 metros. Para que os cabos CAT 6a sofressem menos interferências os pares de fios são separados uns dos outros, o que aumentou o seu tamanho e os tornou menos flexíveis. Essa categoria de cabos tem os seus conectores específicos que ajudam à evitar interferências.
- Categoria 7 (CAT7): está sendo criada para permitir a criação de redes de 40Gbps em cabos de 50m usando fio de cobre (apesar de atualmente esse tipo de rede esteja sendo usado pela rede CAT6). :Esta norma baseia-se na Classe F que ainda não é reconhecida pela TIA/EIA.
- Categoria 7a (CAT7a): está sendo criada para permitir a criação de redes de 100Gbps em cabos de 15m usando fio de cobre (apesar de atualmente esse tipo de rede esteja sendo usado pela rede CAT6). :Esta norma baseia-se na Classe Fa que ainda não é reconhecida pela TIA/EIA.
Associei Cat-7 sendo 600MHz porque é superior a 250MHz do Cat-6.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo