Estamos no Século XXI. São tempos diferentes para a Educação...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1243834 Pedagogia
Estamos no Século XXI. São tempos diferentes para a Educação e a Formação [...] Embora há algum tempo os contextos já estivessem mudando vertiginosamente, é nesta época que esses contextos sociais que condicionam a formação refletem uma série de forças em conflito: aparece a nova economia, a tecnologia desembarca com grande força na cultura, a globalização se torna patente, etc (IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado. São Paulo: Cortez, 2009, p.15).

Diante destas evidências, o professor de Língua Portuguesa deve ter clareza que a função social do Ensino de Língua perpassa

I- indagações sobre as questões textuais e sobre os vazios linguísticos e pragmaticamente autorizados pelos contextos da interação.
II- conhecimento sobre as implicações lexicais, gramaticais e discursivas da diversidade de tipos e de gêneros textuais.
III- a promoção da gradativa inserção do indivíduo no mundo da cultura letrada.
IV- analise as proposições e marque a alternativa adequada.

Considerando-se as perspectivas para o ensino de línguas, é VERDADE o que se afirma em: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - I, II e III.

Para compreender a questão, é importante refletir sobre como o ensino de línguas evoluiu e se adaptou às demandas do século XXI. A formação do professor precisa considerar as transformações sociais, tecnológicas e culturais que influenciam diretamente a educação e o ensino. A citação de Francisco Imbernón destaca a necessidade de ajustar a educação à nova realidade de uma economia globalizada e de uma sociedade permeada pela tecnologia.

A função social do Ensino de Língua Portuguesa abrange várias dimensões, como:

  • I- Questões textuais e os "vazios linguísticos" que são criados pelos contextos de interação. Isso significa que o professor deve estar preparado para explorar como os textos funcionam e como eles são compreendidos, levando em conta os espaços que permitem diferentes interpretações, de acordo com as situações de comunicação.
  • II- Conhecimento sobre as implicações lexicais, gramaticais e discursivas, que são essenciais para entender a diversidade de textos e gêneros literários. O professor deve ter uma compreensão profunda das estruturas da língua e de como elas variam de acordo com o contexto e o propósito.
  • III- Promoção da inserção do indivíduo no mundo da cultura letrada. Isso sugere que o ensino de línguas tem um papel fundamental na socialização e no acesso ao conhecimento e às práticas culturais associadas à leitura e à escrita.

Com base no exposto no enunciado, a alternativa correta é a letra A, pois todas as proposições I, II e III são verdadeiras e refletem as competências que são necessárias para o professor de Língua Portuguesa no contexto do século XXI. A justificativa para cada proposição se alinha com a ideia de que o ensino de língua agora deve ir além da mera transmissão de regras gramaticais e vocabulário, buscando desenvolver habilidades críticas e culturais no aluno.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo