Com relação às mudanças estruturais decorrentes do uso das r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q768888 Comunicação Social

Com relação às mudanças estruturais decorrentes do uso das redes sociais na comunicação com os públicos, julgue o item seguinte.

A Internet de banda larga e as redes sociais facilitaram as relações entre o Estado e os seus públicos e intensificaram as interações administrativas inerentes ao governo eletrônico e à governança pública.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O governo brasileiro, desde o início do século 21, tem utilizado as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) disponíveis para aprimorar a prestação de serviços e relacionamento com o público. Várias iniciativas, como o Programa de Governo Eletrônico, Estratégia de Governança Digital (EGD) e a Política de Governança Pública, proporcionaram avanços significativos na gestão pública e nas relações entre o Estado brasileiro e a sociedade.

O Programa de Governo Eletrônico brasileiro objetiva transformar as relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo. Tem aprimorado a qualidade dos serviços prestados, promovido a interação com empresas e indústrias e fortalecido a participação cidadã por meio do acesso à informação e a uma administração mais eficiente. Uma das ações práticas do programa envolve a oferta gratuita de conexão à internet em banda larga a comunidades em estado de vulnerabilidade social, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

Governança pública é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando seu desenvolvimento. Gomes (2011) afirma que no cenário atual da governança pública, o emprego de dispositivos (computadores, celulares, smartphones, palmtops, Ipads), aplicativos (programas) e ferramentas (fóruns, sites, redes sociais, medias sociais) de tecnologias digitais de comunicação para suplementar, corrigir e reforçar aspectos de práticas políticas e sociais do Estado e dos cidadãos em benefício do teor democrático da comunidade política deve ser amplamente praticado.

Com base nessas explicações, podemos concluir que a questão está certa. A Internet de banda larga e as redes sociais possibilitam maior acesso às informações relacionadas às atividades e decisões do governo e intensificam as interações entre governantes e governados, inerentes ao governo eletrônico e à governança pública.

Gabarito do Professor: CERTO.

Bibliografia:

- Do Eletrônico ao Digital. Data: 30/04/2020. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategia-de-governanca-digital/do-eletronico-ao-digital. Acesso em: Agosto de 2021.

- Rodrigues, Miriane Pires. Governança digital e transparência pública: uma análise das prefeituras paranaenses. Curitiba, 2016. Orientador: Sérgio Soares Braga.  Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A internet banda larga possibilitou que um maior número de pessoas pudesse ter acesso à internet. No mesmo sentido, as redes sociais intensificaram as relações entre o Estado e os Cidadãos.

Diversas Entidades governamentais possuem perfis nas redes sociais como, por exemplo, o Senado Federal, que através de seu perfil interage com os cidadãos, promovendo transparência a respeito dos trabalhos efetuados, coletando opiniões, etc.

Portanto, de fato, a internet banda larga e as redes sociais facilitaram as relações entre o Estado e os seus públicos e intensificaram as interações administrativas inerentes ao governo eletrônico e à governança pública.

Gabarito: correta.

FONTE: MATERIAL ESTRATÉGIA CONCURSOS - Prof. Stefan Fantini

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo