Com relação à Lei Federal nº 6.766, de 19 de dezembro de 197...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q946776 Direito Urbanístico
Com relação à Lei Federal nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências, analise as afirmativas a seguir:
I. Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas. II. Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, sem que sejam previamente saneados. III. Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação, salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes.
Assinale se
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 3o Somente será admitido o parcelamento do solo para fins urbanos em zonas urbanas, de expansão urbana ou de urbanização específica, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal.                            (Redação dada pela Lei nº 9.785, de 1999)

Parágrafo único - Não será permitido o parcelamento do solo:

I - em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas;

Il - em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, sem que sejam previamente saneados;

III - em terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes;

IV - em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação;

V - em áreas de preservação ecológica ou naquelas onde a poluição impeça condições sanitárias suportáveis, até a sua correção.


No art. 3º, PU na Lei 6.766, todas as situações adversas dos terrenos possuem exceções que, se corrigidas, podem ser objeto de loteamento/ desmembramento, EXCETO:

1) terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação, SEM EXCEÇÃO;

2) em áreas de preservação ecológica, SEM EXCEÇÃO.

Ou seja, se as condições geológicas não permitem não tem jeito de ter loteamento.

Na prática a história é outra hahahaa

Gab. D

I. Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas. ✅

II. Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, sem que sejam previamente saneados. ✅

III. Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação, salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes.

Essa proibição não tem exceção!

GABARITO: D.

.

.

.

VEDAÇÃO AO PARCELAMENTO

NÃO será permitido o parcelamento do solo em:

     i.       Terrenos alagadiços ou inundados, sem providência prévia de escoamento;

    ii.       Terrenos aterrados com material nocivo à saúde, antes de tomadas as providências

   iii.       Terrenos com declividade igual ou superior a 30%, salvo se atendidas exigências específicas

  iv.       Terrenos em condições geológicas não aconselháveis (Única vedação absoluta. Todas as demais hipóteses podem ser eventualmente saneadas.)

    v.       Terrenos em APP ou onde a poluição impeça condições sanitárias, até sua correção;

.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo